Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que o Facebook sabe sobre mim? Como acessar e apagar tudo

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 30 de Junho de 2022 às 14h32

Link copiado!

Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Facebook

O que o Facebook sabe sobre mim?” é uma pergunta que já deve ter passado na cabeça de muitas pessoas. A resposta é ampla, pois a rede social pode ser utilizada como forma de login em outras plataformas e ainda registra publicações, pesquisas e conexões de uma pessoa.

A empresa já foi alvo de investigações sobre o uso impróprio de dados da rede de usuários e atualmente disponibiliza uma área para exibir as informações coletadas sobre cada conta cadastrada na rede. Para isso, basta acessar facebook.com/your_information e encontrar os detalhes.

Além dos registros, é possível fazer o download de uma cópia das informações e apagar conteúdos. Confira, a seguir, alguns dados e informações principais que o Facebook sabe sobre você e como apagá-los.

Continua após a publicidade

1. Histórico de curtidas e reações

Esse é um dos dados mais comuns encontrados na aba de informações. A rede social registra todas as interações de sua conta: reações, publicações, comentários, votos em enquetes e outras ações.

Na área de registro de atividades, é possível desfazer cada ação da sua conta. Abra a categoria desejada, clique sobre o ícone de três pontos da interação e selecione “Remover” para concluir.

Continua após a publicidade

2. Pesquisas no Facebook

Todo o seu histórico de pesquisas na plataforma também é armazenado no Facebook. Isso inclui as buscas por páginas, perfis e vídeos da rede social. Na tela de registros de atividades, ainda é possível utilizar um filtro para localizar informações por data.

Existem duas formas de limpar o histórico de pesquisas: você pode deletar uma busca individual ou remover todo o histórico de uma só vez. Para isso, acesse a aba “Histórico de pesquisas”, no Registro de Atividades.

Continua após a publicidade

3. Histórico de localização e localização mais frequente

Para check-ins e uso pelo celular, é comum que o Facebook solicite o acesso à sua localização. Além disso, o local do endereço de IP de origem do seu acesso também é coletado. Dessa forma, a rede disponibiliza o acesso às cidades visitadas e ainda informa qual a localização mais frequente de uso. Conforme a rede social, essas informações são usadas para aprimorar anúncios e recomendações.

Não há uma opção para remover a sua localização mais frequente. Por outro lado, é possível desativar o acesso ao GPS do seu celular pelo aplicativo do Facebook para limitar informações.

Continua após a publicidade

4. Interesses de anúncios

Os anúncios personalizados são um destaque do Facebook para empresas. Para entender melhor como isso funciona, a rede social coleta algumas informações de pesquisas, hábitos de uso e interesses do usuário, listando algumas categorias de anúncio específicas para cada perfil.

Para descobrir quais são os interesses vinculados à sua conta, acesse a aba “Informações registradas” e selecione “Interesses de anúncio”. Uma lista com todos os tópicos é exibida, e você pode remover categorias.

Continua após a publicidade

Além disso, o Facebook também permite visualizar quais empresas incluíram o seu perfil no público-alvo e direcionam anúncios com base nas suas atividades. A lista é exibida na seção “Informações de anúncios”.

5. Atividade fora do Facebook

É muito comum utilizar a sua conta do Facebook como forma de login em outros sites e apps. Há, também, a possibilidade de compartilhar uma publicação externa em seu perfil a partir de botões e ícones específicos. Todas essas atividades externas relacionadas ao Facebook são armazenadas e disponibilizadas para acesso.

Continua após a publicidade

Na aba “Apps e sites fora do Facebook”, você pode acessar a lista completa e conferir quantas atividades foram feitas em cada plataforma e compartilhadas com a rede social. Isso inclui o seu login, visitas em páginas e compras online, por exemplo. A seção permite desativar atividades futuras e desconectar a integração com sites e aplicativos externos.

6. Sessões ativas e tentativas de login

O Facebook também armazena todas as tentativas de login e sessões ativas com a sua conta — ou seja, os dispositivos nos quais você tem acesso direto ao perfil sem digitar e-mail e senha. Além disso, a cada nova tentativa, a rede social também registra o dispositivo de origem, como um computador ou celular.

Na aba “Sessões ativas”, é possível acessar uma lista com todos os dispositivos conectados. Para desconectar de uma rede pública ou computador de outra pessoa, basta clicar no ícone de três pontos e selecionar “Sair”.