Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que esperar da F8, conferência do Facebook que acontece nesta semana

Por| 30 de Abril de 2018 às 15h26

Link copiado!

O que esperar da F8, conferência do Facebook que acontece nesta semana
O que esperar da F8, conferência do Facebook que acontece nesta semana
Tudo sobre Facebook

A F8, conferência anual do Facebook voltada a desenvolvedores, começa amanhã (1º) em São José, na Califórnia. A nona apresentação da empresa começa pela primeira com um tom diferente, por esta ser a primeira vez em que Mark Zuckerberg vai subir ao palco após o escândalo da Cambridge Analytica, oriundo do uso indevido de dados de contas de mais de 87 milhões de usuários do Facebook.

Assim, é de se esperar o CEO da empresa traga novidades sobre privacidade na plataforma. Soma-se a isso o fato de que tanto os governos norte-americanos e europeus já estão se movimentando para propor leis que dão mais controle aos usuários sobre o uso de suas próprias informações.

Nos Estados Unidos, já está em andamento um projeto de lei chamado CONSENT Act, uma sigla para Customer Online Notification for Stopping Edge-provider Network Transgressions ("Notificação online ao usuário para evitar transgressão de provedores de rede", em tradução livre). Aqui, o governo do país passa a exigir que empresas tenham consentimento explícito de usuários para usar seus dados.

Já a Europa vai colocar em prática no próximo mês o General Data Protection Rules (GDPR) (ou "Regras Gerais para Proteção de Dados", em tradução livre), com uma série de normas que empresas digitais precisarão seguir.

Continua após a publicidade

Outro grande ponto que deve ser tratado no evento desta semana são as fake news e discurso de ódio na rede social. Em depoimento ao Senado neste mês, Zuckerberg foi bem claro ao dizer que “as eleições nacionais são prioridade para a plataforma”. Recentemente, a empresa tem mostrado uma série de ferramentas para melhorar a qualidade das informações compartilhadas na rede social. Além disso, Zuckerberg recentemente assumiu a postura de que a inteligência artificial não é capaz de lidar sozinha com problemas de discurso de ódio na rede social, e, por isso, conta com uma equipe humana para lidar com essas questões. Com isso, a empresa tem anunciado parcerias com profissionais de checagem de fatos, como a Agência Lupa aqui no Brasil.

Vamos falar de coisa boa?

Embora a quantidade de informações negativas estejam recaindo sobre os ombros da empresa, não é só de problemas que o Facebook vive. A expectativa é de que Zuckerberg fale também sobre as mudanças no feed de notícias. No início do ano, a rede social passou a priorizar posts de familiares e a preterir publicações de empresas e marcas. Como o F8 é uma conferência voltada a programadores, é uma oportunidade para a companhia divulgar mais detalhes sobre como este novo algoritmo funciona de verdade.

Outro assunto que deve surgir é sobre a popularização dos vídeos na plataforma e novas ferramentas que devem surgir em breve para estimular a mídia na rede social, sobretudo quando se trata de transmissões ao vivo. Com o YouTube enfrentando problemas constantes, não seria surpresa se o Facebook aproveitasse esta oportunidade para melhorar ainda mais a publicação de vídeos na plataforma, tanto no Feed de Notícias, quanto no Watch (plataforma de vídeos do Facebook que ainda não chegou ao Brasil).

Continua após a publicidade

Além da rede social

A conferência também deve tratar de assuntos de outras propriedades do Facebook, como o WhatsApp. Em relação ao mensageiro, a empresa enfrenta problemas semelhantes aos da rede social, associados a fake news. Atualmente, uma pesquisa revelou que o WhatApp é o principal propagador de notícias falsas no Brasil.

Já para o Instagram, a conferência deve mostrar algumas ferramentas que estão em fase de testes e que devem ser implementadas no aplicativo em breve. Por exemplo, alguns usuários já passaram a ter a opção de silenciar um perfil na rede social.

Por fim, esperam-se novidades sobre o Oculus Go, o headset da Oculus, empresa comprada pelo Facebook. Anunciado em outubro do ano passado, ainda não se tem muitas novidades sobre o produto. O que se sabe é que o aparelho será standalone, ou seja, não precisa de outro aparelho para funcionar, nem um computador, nem um celular. O Go foi divulgado com a promessa de ser "o headset de VR mais acessível da história", de acordo com Zuckerberg. Na Game Developer’s Conference em março deste ano, a empresa levou um modelo para testes, que foi bem recebido pela crítica. A Oculus também está trabalhando em um novo aparelho, chamado Project Santa Cruz, que deve ser relevado em breve.

Continua após a publicidade

A F8 começa nesta terça (1º) e vai até a quarta-feira (2).

Fonte: Engadget