Como funciona o cartão de crédito pré-pago recarregável

Por André Lourenti Magalhães | 17 de Setembro de 2020 às 17h00
Clay Banks/Unsplash

O cartão de crédito recarregável, também chamado de cartão de crédito pré-pago, é uma opção de pagamentos atraente para consumidores brasileiros. Regulamentado pelo Banco Central em 2014, pode ser comprado sem vinculação à conta corrente e possui saldo previamente recarregado pelo usuário. Apesar de cobrar tarifas de adesão e outras taxas, essa modalidade destaca-se por não cobrar anuidade.

O cartão pré-pago é muito utilizado para viagens internacionais, principalmente devido ao saldo fixo e possibilidade de saque e uso em diferentes moedas e países. De forma geral, sua principal vantagem está no auxílio ao controle de gastos: o saldo recarregável ajuda a impedir que clientes gastem além do limite e paguem juros. Confira, abaixo, mais informações sobre o funcionamento dessa forma de pagamentos!

Cartão de crédito recarregável: como funciona

O seu funcionamento é muito simples. Para adquirir um cartão desse tipo, basta solicitar pela internet ou comprá-lo em uma loja credenciada pela instituição financeira. Após a compra, é necessário ativar o cartão e efetuar uma recarga, que pode ser feita por depósito, débito em conta ou boleto. O saldo recarregado é utilizado para pagamentos e compras por cartão de crédito em lojas físicas ou online.

Apesar de usar a função de crédito, não é possível realizar parcelamentos nas compras. Todos os gastos são limitados pelo saldo presente, e novos pagamentos não podem ser efetuados sem uma nova recarga. Resumidamente, tem um funcionamento parecido com um celular pré-pago. Ao adquirir esse tipo de serviço, algumas taxas podem ser cobradas, como o envio do objeto físico ou um valor mínimo para recarga. Essas tarifas variam de acordo com cada empresa.

Dessa forma, o cartão pré-pago é uma excelente indicação para a educação financeira e o controle de gastos. Consegue aliar o uso das compras pelo crédito a um valor controlado e dentro do orçamento de cada indivíduo, sabendo que os pagamentos não podem ultrapassar o valor da recarga. É, também, uma medida segura: ao perder ou ter o cartão roubado, o dinheiro pode ser resgatado.

Cartão de crédito recarregável: opções disponíveis

Principais bandeiras disponibilizam suas versões de cartões recarregáveis (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

As principais bandeiras de cartões de crédito no Brasil oferecem diferentes opções de cartões recarregáveis. Visa, MasterCard e Elo possuem suas próprias versões, com diferentes taxas e condições. Existem, por exemplo, versões indicadas para viagens internacionais e outras para controle de mesada de filhos. Para solicitar, verificar lojas disponíveis e consultar as vantagens, basta acessar os respectivos sites de cada empresa.

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Fonte: MasterCard, Visa

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.