Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nações Unidas criticam uso de redes sociais na violência étnica em Myanmar

Por| 13 de Março de 2018 às 17h40

Link copiado!

Nações Unidas criticam uso de redes sociais na violência étnica em Myanmar
Nações Unidas criticam uso de redes sociais na violência étnica em Myanmar

As redes sociais têm enfrentado problemas sérios em garantir a sanidade dos espaços de convivência virtuais. Hoje (13), o governo do Sri Lanka bloqueou o acesso da população ao Facebook, WhatsApp, Viber e Instagram como forma de prevenir discursos de ódio da maioria budista contra a minoria islâmica, após duas pessoas morrerem e diversas outras ficarem feridas em um ataque de violência étnica no país. O bloqueio não atinge o Twitter e vigorará ao menos por três dias.

Em Myanmar, a etnia rakhine vem sendo hostilizada por grupos ultra-nacionalistas budistas e as redes sociais vêm sendo utilizadas para incitar a violência contra a minoria, assim como contra rohingyas e outras etnias perseguidas.

Marzuki Darusman, das Nações Unidas, falou ontem em entrevista à Reuters que as redes sociais desempenharam um papel determinante nos ataques étnicos em Myanmar: "O discurso de ódio é certamente parte do que contribuiu para o crescimento dos conflitos".

Continua após a publicidade

A investigadora das Nações Unidas em Myanmar, Yanghee Lee, explicou que o Facebook tem grande importância no cotidiano do país: "A rede social era usada para transmitir mensagens públicas pelo governo, mas nós sabemos que os ultranacionalistas budistas têm suas próprias contas e estão incitando violência e ódio contra os Rohingya e outras minorias étnicas", disse ela.

Fonte: Tech Crunch, Reuters