Multa bilionária pode ser aplicada ao Facebook nos EUA

Por Se Hyeon Oh | 14 de Fevereiro de 2019 às 22h15
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

De acordo com o The Washington Post, o Facebook e funcionários da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos EUA estão negociando uma multa de bilhões de dólares referentes às práticas de privacidade da empresa. Essa seria a maior multa aplicada pela FTC a uma empresa de tecnologia — mas, de acordo com o jornal, o valor específico da multa ainda precisa ser determinado.

Até o momento, o maior valor já determinado pela FTC foi de US$ 22,5 milhões em cima da Google em 2012, após ser revelado que a gigante das buscas obtia informações de usuários do navegador Safari, da Apple.

A multa ao Facebook é, muito provavelmente, uma consequência das violações de privacidade da rede social, tal qual o escândalo da Cambridge Analytica no ano passado, em que a empresa de Zuckerberg acabou permitindo o uso indevido de dados de usuários.

A FTC abriu sua investigação contra o Facebook em março do ano passado, após o caso da Cambridge Analytica e de outros erros que afetaram milhões de usuários. Caso as partes não entrem em um acordo, a agência americana pode acabar levando a rede social de Zuckerberg aos tribunais.

No mês passado, o The Washington Post informou que a FTC poderia aplicar uma multa maior que os 22 milhões de dólares impostos à Google, mas defensores da privacidade e dos direitos civis argumentaram que qualquer valor que esteja na casa dos milhões seria ineficiente para forçar a empresa a corrigir o seu comportamento. Organizações como o Open Market Institute e a Color of Change escreveram à FTC solicitando que aumentassem a multa para pelo menos US$ 2 bilhões.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.