Mudou tudo! Twitter renova visual e fonte para uma experiência mais acessível

Mudou tudo! Twitter renova visual e fonte para uma experiência mais acessível

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Agosto de 2021 às 16h54
Divulgação/Twitter

O Twitter começou a liberar nesta quarta-feira (11) diversas mudanças na aparência da rede social com a ideia de aprimorar a experiência e facilitar a acessibilidade na plataforma. Entre as novidades está uma nova fonte, mais ajustes nas cores da interface e botões de alto contraste.

A primeira e mais notável alteração é a nova fonte chamada Chirp, anunciada em janeiro. Segundo o Twitter, ela torna todos os textos de línguas ocidentais alinhados à esquerda para facilitar a leitura. Se o conteúdo for em idiomas como chinês e japonês, porém, nada mudará.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Também foram realizadas alterações nas cores (menos azuis no layout), botões e em outros detalhes. A ideia é deixar a paleta com mais contraste, o que facilita a leitura por quem tem problemas visuais. Todos os botões que realizam comandos importantes, como seguir ou publicar, devem passar pela mudança para dar mais ênfase.

Por fim, foi possível notar uma limpeza geral na aparência, com a remoção de fundos cinza e menos linhas divisórias desnecessárias. O espaço para leitura também está maior e deve ajudar na visualização do texto.

Reações nada positivas

A plataforma deve mensurar a reação dos usuários nos próximos dias para decidir se fará outras atualizações ou não. Por enquanto, as reações por lá tem sido mais negativas do que positivas. Muita gente reclama da nova fonte, considerada infantilizada, e da aparência em si.

Essa repaginação está disponível a partir de hoje no aplicativo para iOS e Android, além da versão web nos navegadores. Como de costume, a liberação ocorre gradualmente para usuários e nem todos podem ter acesso imediato.

Já checou as novidades do Twitter? Deixe um comentário com a sua opinião.

Fonte: Twitter Brasil  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.