Publicidade

Saiba por que milhares de músicas famosas devem sair do TikTok

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Janeiro de 2024 às 10h06

Link copiado!

Mourizal Zativa/Unsplash
Mourizal Zativa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O TikTok é um dos aplicativos mais populares da atualidade, e um dos motivos para isso é a combinação de vídeos e músicas que estão na moda. Contudo, a rede social está prestes a perder um parceiro importante, já que a Universal Music Group — companhia global da indústria musical — anunciou que não chegou a um acordo com a marca chinesa, o que pode remover milhares de músicas da plataforma.

Se a remoção realmente ocorrer, isso pode afetar de forma drástica o app de vídeos curtos, pois a combinação de música e vídeo é um dos principais fatores de seu estrondoso sucesso.

Continua após a publicidade

Taylor Swift, Bad Bunny e mais devem sair do TikTok

Como o contrato vigente se encerra hoje (31), milhares de obras de artistas como Taylor Swift, Bad Bunny, Ariana Grande, Adele, Coldplay e Kendrick Lamar, para ficar em apenas uns poucos exemplos, não mais marcarão presença no TikTok.

Em uma carta aberta divulgada na terça (30), o UMG apontou três principais motivos para a não renovação do acordo: compensação adequada para os artistas e compositores, proteção dos artistas humanos dos efeitos nocivos da IA ​​e segurança online para os usuários do TikTok.

"As empresas não concordaram com os termos de um novo acordo e após a expiração do acordo atual, o Universal Music Group, incluindo o Universal Music Publishing Group, deixará de licenciar conteúdo para os serviços TikTok e TikTok Music", diz a gravadora.

Continua após a publicidade

De uma forma mais agressiva, o TikTok respondeu à decisão do UMG dizendo que a situação é "triste e decepcionante". "É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores", respondeu a rede.

O baque pode ser pesado para a plataforma de vídeos curtos, pois músicas famosas fazem parte do alicerce de sua popularidade, com as famosas danças sempre aparecendo nos trends. Vale lembrar que o TikTok se manteve como um dos dois apps mais baixados em dezembro de 2023 ao lado do Instagram, mas se perder os artistas relacionados ao Universal Music Group, isso poderá ser diferente em 2024.