Publicidade

Mais um youtuber brasileiro é acusado de plágio no período de uma semana

Por| 26 de Abril de 2018 às 17h40

Link copiado!

Mais um youtuber brasileiro é acusado de plágio no período de uma semana
Mais um youtuber brasileiro é acusado de plágio no período de uma semana
Tudo sobre YouTube

Após a denúncia nesta semana de que dois produtores brasileiros teriam plagiado conteúdo no YouTube, agora mais um caso vem à tona. O influenciador Roberto Karlos, que se apresenta como diretor, videomaker e social media do canal RK Plays, é acusado por ter colocado em seu perfil um vídeo de God of War que teria sido feito pelo site PSX Brasil.

A acusação é de que ele teria baixado o vídeo God of War - O FILME do canal do PSX Brasil na rede social e adicionado o conteúdo em seu próprio perfil sem citar créditos.

“No sábado de manhã, divulgamos o vídeo em nosso canal. Trata-se do ‘filme’ de God of War, ou seja, apenas as cutscenes e diálogos importantes que acontecem durante o jogo”, explica Ivan Castilho, administrador do PSX Brasil. “O vídeo possui uma marca d'água do site no canto inferior direito. Além disso, no final dele há um alerta para o usuário se inscrever no canal, também com o logo. Fiz isso pois, por ser um jogo esperado, eu sabia que existiriam pessoas que pegariam meu trabalho e utilizariam sem minha autorização. Dito e feito. O canal RK Play postou exatamente o mesmo vídeo, com marca d'água e tudo mais, no canal dele, sem mencionar absolutamente nada sobre nós”, continua em editorial para o site.

Assim, no domingo (22), Castilho notificou Karlos por Twitter: “Tentamos comentar no vídeo perguntando a razão de ter feito isso, e o comentário foi deletado/ocultado. Aguardamos a sua remoção, caso contrário contataremos o YouTube com pedido de strike”, informa o tweet.

Continua após a publicidade

De acordo com Castilho, após conversar com Karlos durante a semana, o canal do PSX Brasil recebeu um strike, ou seja, um aviso de uso indevido de direitos autorais que levou à remoção do vídeo original. Em imagem divulgada pela página oficial do PSX Brasil, é possível ver como motivo “solicitação de remoção por direitos autorais”, seguido por “Removido por RKplay em 26 de abril”.

Via Tweet, Castilho ainda disse que tentou entrar em contato com o YouTube para pedir a retomada do vídeo, mas desistiu do processo. Após ter o vídeo com strike no canal, Castilho então enviou uma contranotificação ao YouTube. “Está sob análise”, ele escreveu.

Continua após a publicidade

O que diz Karlos?

Em postagens no Twitter, o influenciador chegou a negar que tenha pedido o strike no vídeo original. Contudo, em nota enviada ao Canaltech, disse: “publiquei uma denúncia, que virou um strike”. Karlos explicou que acredita que a denúncia tenha sido o motivo do strike, embora esta não fosse sua intenção. Também via Twitter, um usuário chamado JoJo Rama diz ter feito o pedido de strike.

Continua após a publicidade

Karlos diz que não tem como retirar o aviso, uma vez que o vídeo não consta na lista de denunciados em seu canal. Contudo, disse ter mandado um e-mail para o YouTube pedindo para que o vídeo fosse colocado novamente no ar. “Eu mandei e-mail também para o YouTube, deve ser questão de tempo para que eles nos respondam e resolvam”, acredita.

“O fato de eu clicar no botão de denunciar foi bem no dia mesmo, porque antes de qualquer diálogo, eu recebi uma série de spams, e isso fez com que eu sequer visse as mensagens do PSX Brasil. Confesso que fiquei um pouco com raiva no início, mas hoje só quero ficar de bem com o público, pois enquanto isso tudo aconteceu, o público perdeu o conteúdo que eles esperavam de nós”, termina.

Veja nota enviada por Roberto Karlos ao Canaltech na íntegra:

“Com a expectativa do lançamento de God of war, e o hype dos fãs, eu me senti pressionado para gerar algum conteúdo às pressas, eu segui o caminho mais fácil e publiquei o vídeo contendo a história completa do jogo, vídeo resumido do PSX Brasil, não removi a marca deles porque acreditei que não seria ético remover a fonte de quem jogou originalmente, decidi isso porque os direitos de imagem não são do canal, mas sim da Sony.

Continua após a publicidade

O que pegou errado foi deixar o logo do canal original, e o que eu queria deixar como crédito foi visto como plágio. Vejo que eu poderia ter evitado isso tudo se eu tivesse dado um zoom ou removido a marca. Como teve uma perseguição muito forte dentro, e fora do YouTube, a ponto de entrarem em contato me ameaçando e xingando, de forma exagerada, eu me senti extremamente mal, e deixei o vídeo privado e também publico, alternando várias vezes durante os dias.

Acredito que, nessa posição em cima do muro, não tomei decisão concreta e ainda por cima publiquei uma denúncia, que virou um strike, que aí tornou o problema maior ainda.

Eu voltaria atrás e evitaria isso tudo, pois a tretas dos YouTubers só não ferram nós que criamos conteúdo, mas a todos que estão esperando por nossos vídeos.

Hoje percebo a besteira que fiz, e peço desculpas a todos os inscritos e os mais milhões de pessoas que assistiram meus vídeos no YouTube, e prometo não errar novamente e voltar a produzir o conteúdo que vocês gostam, e sempre adoraram.

Continua após a publicidade

Sei que estou errado, reconheço isso, e farei de tudo para que o público possa novamente gostar de mim, pois o público é tudo que tenho”.

Ele ainda termina a conversa afirmando que gosta do conteúdo do PSX Brasil, o qual sempre foi uma inspiração para o canal RK Plays. “Espero que um dia possamos nos encontrar e jogar. Agora é seguir em frente sem repetir o que falhou”, fecha.

Até o momento da publicação desta reportagem, o vídeo original ainda estava fora do ar.