Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Limite de leitura do Twitter afeta Tweetdeck e resultados do Google

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Julho de 2023 às 12h09

Link copiado!

Joshua Hoehne/Unsplash
Joshua Hoehne/Unsplash
Tudo sobre Twitter

Anunciada por Elon Musk no último sábado (1º), a alteração no limite diário de leitura de tuítes já começou a reverberar em outros serviços ligados ao Twitter, como o TweetDeck e as pesquisas do Google. Enquanto o primeiro (que pertence ao Twitter, vale ressaltar) parou de funcionar, o Google reduziu consideravelmente o número de URLs da rede social do Passarinho nos seus resultados.

O Tweetdeck é uma ferramenta que usa a API do Twitter para personalizar a interface da rede social e inserir recursos adicionais. Desde sábado, quando as restrições diárias foram aplicadas, a comunidade de usuários reclama que não consegue mais usar o aplicativo porque as colunas do feed não carregam nenhum tipo de conteúdo.

Segundo o Downdetector, houve um pico de reclamações sobre o TweetDeck na tarde do último domingo (2). A maioria das queixas envolvia o mesmo problema: as colunas exibiam um ícone de carregamento em loop e não mostravam mais publicações.

Continua após a publicidade

Uma hipótese apontada para o problema é um "ataque de DDOS" gerado pela própria plataforma do Twitter. Ou seja: enquanto a rede social não carregava informações, o site não parou de fazer pedidos para o servidor e criou um loop sem respostas.

Posteriormente, a engenheira de software Molly White usou sua página no Twitter para relatar o mesmo problema no TweetDeck: a plataforma acumulou pedidos de acesso negados e não conseguiu carregar as informações.

Continua após a publicidade

Durante teste feito pelo Canaltech, o TweetDeck já havia voltado a funcionar corretamente nesta segunda-feira (3).

Restrição de tuítes também afetou o Google

Além dos limites para as contas diárias, o Twitter também impediu que pessoas não logadas na plataforma pudessem visualizar as publicações. O problema é que isso afeta o Google, que usa a navegação "anônima" para localizar e indexar tuítes na plataforma.

Conforme o Search Engine Roundtable, a quantidade de URLs do Twitter incorporadas à pesquisa Google caiu de 471 milhões no dia 30 de junho para 227 milhões no dia 3 de julho — uma queda de 52%. A pesquisa usou como base o comando do Google para localizar todos os links vinculados ao domínio twitter.com.

Continua após a publicidade

O que aconteceu com o número de tuítes?

No dia 1º de julho, Elon Musk usou sua conta pessoal para anunciar mudanças no limite publicações vistas por dia no Twitter.

Alegando problemas de extração de dados, a quantidade de tuítes que cada pessoa pode ler por dia ficou determinada assim no anúncio original: 300 tuítes por dia para novas contas não verificadas; 600 tuítes por dia para contas não verificadas e até 6 mil tuítes por dia para contas verificadas (assinantes do Twitter Blue).

A mudança pegou muita gente de surpresa com um aviso sobre taxa limite excedida. Musk anunciou um aumento no limite no mesmo dia: novas contas não verificadas podem ver 400 publicações por dia, contas gratuitas não verificadas podem ver 800 e assinantes do Blue podem ver até 8 mil publicações.

Continua após a publicidade

Fonte: Search Engine Roundtable