Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Koo teve mais de 1 milhão de downloads em 48 horas no Brasil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Novembro de 2022 às 15h58

Link copiado!

Reprodução/Koo
Reprodução/Koo

O Koo App, aplicativo de publicações curtas rival do Twitter, anunciou resultados preliminares da "invasão" de usuários do Brasil do último final de semana. Segundo a plataforma, houve o registro de mais de 1 milhão de downloads em apenas 48 horas após o lançamento da versão em português.

Em comunicado oficial nesta segunda-feira (21), a empresa disse: "A plataforma de microblogging multilíngue da Índia, Koo App, foi lançada no Brasil com a adição do idioma português, tornando-a disponível em 11 idiomas nativos agora". Isso seria uma forma de compensar os brasileiros pela "resposta tremenda" do último final de semana.

A quantidade de downloads foi tão grande que o programa alcançou o primeiro lugar na Play Store e na App Store local. Nesse período, foram mais de 2 milhões de Koos (contas) novos e 10 milhões de koortidas (curtidas) enviadas apenas por usuários no Brasil. Até então, eram apenas 2 mil brasileiros cadastrados no serviço.

Continua após a publicidade

A plataforma mudou o nome do perfil no Twitter de @KooIndia para @KooForBrasil para atender ao público daqui. Desde o início do sucesso, começaram a tuitar em português para engajar com a audiência crescente, bem como apresentar os recursos prestes a chegar.

Os desenvolvedores do serviço trabalharam sem parar desde a sexta-feira para traduzir o programa, oferecer um feed exclusivo em PT-BR e apresentar algumas melhorias sugeridas pelos brasileiros. A rede social indiana agora deve disponibilizar o app em mais países, com suporte a vários idiomas globais, para tentar impulsionar a entrada de gente de outras regiões.

Continua após a publicidade

CEO e cofundador do Koo, Aprameya Radhakrishna disse que seguirá trabalhando para resolver os bugs e dificuldades para usuários. A ideia é melhorar a plataforma não somente para Brasil e Índia, seus dois principais mercados, mas para todo o mundo.

Koo segue crescendo

O Koo havia alcançado uma marca expressiva de downloads no começo de novembro: 50 milhões de transferências no mundo inteiro. A plataforma foi lançada no início de 2020 e serviu como uma alternativa para influenciadores digitais após a ruptura do Twitter com o governo da Índia.

Embora muitos influenciadores da extrema-direita tenham entrado no serviço, Radhakrishna negou que haja qualquer inclinação política da plataforma em conversa com o youtuber brasileiro Felipe Neto. Ele aproveitou a oportunidade para esclarecer que sua rede é "livre" e "contra a propagação de mentiras".

Continua após a publicidade

O Koo permite aos usuários conversarem de maneira semelhante ao Twitter, porém com mais caracteres por postagem e com a possibilidade de escrever em múltiplos idiomas para segmentar melhor o público atingido. Hoje são 11 línguas oficialmente disponíveis: Português, Inglês, Hindi, Marathi, Gujarati, Punjabi, Kannada, Tamil, Telugu, Assamese e Bengali — todos os nove últimos são falados majoritariamente na Índia.

Essa migração do Twitter para outras plataformas é um movimento que se iniciou desde o anúncio de compra pelo bilionário Elon Musk. Após uma série de decisões questionáveis, usuários começaram a decretar a morte da rede social do passarinho, por isso saíram em busca de alternativas.

A principal delas era o Mastodon, que superou 1 milhão de downloads no começo de novembro, porém não caiu tanto no gosto dos brasileiros quanto o Koo — que obviamente tirou proveito do seu nome de duplo sentido.