Instagram vai obrigar você a informar sua data de nascimento
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O Instagram passou a pedir a data de nascimento do usuário para usar o aplicativo. Essa é uma exigência para quem tem perfis antigos, quando ainda não eram solicitados tais dados, e se tornou pré-requisito para uso da rede social a partir de agora. É preciso digitar o dia do seu aniversário e o ano em que nasceu.
O objetivo é verificar a idade para restringir o acesso a crianças com menos de 13 anos. Além disso, isso deve possibilitar o uso das ferramentas de segurança aplicáveis a adolescentes, já que a rede possui alguns recursos específicos para eles. Obviamente que o dado também deverá ser empregado para oferecer anúncios mais direcionados aos usuários.
Aparentemente, não há como ignorar do preenchimento, porque uma tela é exibida logo que o aplicativo é aberto. Para acessar feed, stories ou reels, o usuário precisa fornecer os dados solicitados ou ficará eternamente neste pop-up.
O aviso mostrado ressalta que esse é um procedimento obrigatório até para contas de empresas ou animais de estimação — nesses casos, o proprietário ou responsável deve colocar sua própria data de nascimento. Muita gente está colocando a data de fundação da sua empresa, banda ou negócio e teve a conta suspensa por ser "menor de 13 anos".
Essa informação não será exibida publicamente, mas deve ser aproveitada pelo Insta para personalizar a experiência do usuário. Muita gente foi pega de surpresa e foi ao Twitter para reclamar da exigência "repentina".
Requisito existe há três anos
A plataforma, contudo, havia iniciado a verificação de idade como um recurso opcional desde 2019. A partir de 2021, isso passou a ser obrigatório aos novos cadastrados para barrar a entrada de crianças e jovens, que não poderiam estar na plataforma. Àquela altura, alguns usuários ainda conseguiram ignorar os avisos anteriores e seguiram a vida mesmo sem a informação. Agora, não há mais escapatória.
Sistema de identificação da idade
O programa não solicita nenhuma documentação para comprovar a idade, logo basta preencher dados incorretos para passar pela barreira. No entanto, o Instagram e o Facebook já disseram possuir um sistema de inteligência artificial para detectar a idade dos usuários com base na atividade.
Um dos experimentos da plataforma, inclusive, envolve o uso da câmera para mapear o rosto das pessoas e determinar sua idade. Esse teste é interessante, mas trouxe resultados bizarros como a liberação da rede para uma boneca Barbie, devido a falta de calibragem do algoritmo.
A rede social disse ser capaz de identificar indícios de falsificação de idade com base nas felicitações de aniversários e no uso da rede. Crianças têm um estilo de escrita próprio e interagem com páginas ou conteúdos diferentes dos adultos, logo dá para identificar essas minúcias.
Resta saber se agora a rede conseguirá finalmente impedir a entrada de quem não deveria acessar conteúdos para adultos.