Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram testa opção de esconder número de seguidores nos perfis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Maio de 2022 às 12h56

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram conduz alguns testes para adicionar uma opção de esconder o total de seguidores do perfil. O recurso manteria a quantidade de publicações e os números de perfis seguidos pelo usuário intactos, mas afetaria este ponto tão importante para os influenciadores digitais.

O programador e leaker Alessandro Paluzzi aplicou técnicas de engenharia reversa do aplicativo de testes do Instagram para entender o funcionamento. Em prints de tela compartilhados no Twitter, ele mostrou como ficaria o seu perfil sem o contador de seguidores:

Continua após a publicidade

No modelo atual, são três dados mostrados: publicações, seguidores e seguindo. A novidade retiraria da tela de visualização do perfil um dos itens mais relevantes, os seguidores. Onde deveria aparecer quem são as pessoas que o seguem, será exibida apenas uma mensagem escrita "seguido por outros" — não se sabe se haverá um link ali para abrir a tela com os perfis.

A imagem revela uma interface ainda com problemas, com as informações distribuídas umas em cima das outras, o que significa algo em estágio primário de desenvolvimento. De toda forma, é provável que isso seja oferecido apenas como uma opção para quem se sentiria mais confortável ao esconder tal dado.

Lembra do contador de curtidas escondido?

O experimento chama a atenção porque poderia trazer de volta uma preocupação antiga dos desenvolvedores do Instagram. Em 2019, a exibição pública do contador de likes havia sido restringida sob o pretexto de reduzir a pressão social sobre um post com baixo número de interações.

Continua após a publicidade

Essa seria uma maneira de direcionar a atenção das pessoas aos conteúdos dos criadores e não aos números e engajamentos. Mas, no ano passado, a plataforma decidiu retornar com o contador e deixou a decisão de exibir sob responsabilidade do usuário.

A volta foi celebrada porque muita gente entendia que tal decisão unilateral não deveria ser adotada pela rede social. Hoje, você pode esconder as curtidas em todas as publicações, de modo padrão, ou apenas restringir em um conteúdo específico.

Sobre o ato de esconder o total de seguidores do perfil, não dá para saber se a plataforma seguirá com esse plano. O Instagram costuma fazer muitos testes que jamais chegam para os usuários, logo é cedo para presumir algo.

Fonte: Alessandro Paluzzi