Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram aumenta tempo de limite de uso de diário, mas não avisa ninguém

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Fevereiro de 2022 às 18h08

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash
Tudo sobre Instagram

Desde 2018, o Instagram conta com um recurso de limitar o tempo de uso diário do app — que envia uma notificação quando o usuário atinge o intervalo estabelecido. Até o momento, o programa contava com as opções de limitar o uso após 5 e 10 minutos, mas uma reportagem divulgada pelo TechCrunch nesta semana mostrou que isso não é mais possível.

Segundo o portal, o Instagram parece ter removido disc há quatro anos partiu da ideia da rede de apoiar uma vida mais equilibrada entre seus usuários, após diversas discussões públicas sobre os impactos das redes sociais no bem-estar das pessoas. No entanto, parece que o app mudou seu posicionamento, com a remoção das opções menores de limite de tempo — permitindo que os usuários fiquem rolando o feed por um intervalo maior.

Com base no relato de alguns usuários, a plataforma passou a informar que as opções de configuração com limite de tempo inferior a 30 minutos não existiam mais e que todos deveriam adotar o tempo padrão de meia hora ou mais.

Continua após a publicidade

Além disso, foi relatado também que, antes da atualização, o aplicativo parecia pressionar o usuário a editar a configuração de limite de tempo, alegando que as opções mudariam em breve.

De acordo com o Tech Crunch, a Meta afirmou que a remoção dos limites com menos de 30 minutos está relacionada ao lançamento do novo recurso de gerenciamento de tempo na plataforma, que chama de “Faça uma pausa”.

Continua após a publicidade

“Temos dois recursos de gerenciamento de tempo. Nosso 'limite diário' existente mostra uma notificação quando você atinge seu limite diário, mas nosso mais novo recurso 'Faça uma pausa' mostra lembretes em tela cheia para sair do aplicativo e inclui intervalos de 10 minutos. Alteramos as opções de 'limite diário' para evitar enviar várias notificações às pessoas ao mesmo tempo”, disse a empresa ao Tech Crunch.

Menos usuários ativos, menos receitas

Apesar de a Meta ter revelado o motivo da decisão de remover as opções de intervalos menores, nem tudo foi esclarecido, como o fato de o Instagram mostrar um aviso que incentiva o usuário a aumentar o limite de tempo de atividades no app em vez de mostrar ou vincular o recurso de fazer uma pausa na mensagem.

Outro detalhe é que a configuração que busca permitir maior controle dos usuários sobre o uso do Instagram aparenta diminuir o controle, uma vez que a plataforma continua a incentivar a remoção do limite de tempo padrão sem informar sobre outras alternativas.

Continua após a publicidade

A Meta sofreu uma queda brusca nas suas ações e perdeu um grande número de usuários recentemente, além de apresentar um déficit US$ 237 bilhões (R$ 1,2 trilhão) em valor de mercado — isso também poderia explicar o fato de a empresa fazer alterações que pudessem deixar os usuários mais engajados noa rede social para compensar as perdas.

As mudanças não farão muito impacto na vida do usuário, visto que ele é quem deve controlar a quantidade de tempo que passa nas redes sociais. Porém, qualquer decisão que faça algum efeito no tempo que as pessoas passam no Instagram implica nas finanças da plataforma, pois a receita da empresa depende da visualização dos anúncios.

Fonte: Tech Crunch