Instagram pode ter mapa de publicações estilo Snapchat
Por Fabrício Calixto | Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Fevereiro de 2024 às 13h14
![Jan Vasek/Creative Commons](https://t.ctcdn.com.br/DyrX14-QJEMASZg6QxX9P6go1zM=/640x360/smart/i2215.png)
O Instagram pode estar trabalhando em um recurso que permitiria compartilhar a localização com amigos em tempo real através de um mapa — o que seria um “clone” da função Snap Map, lançada no rival Snapchat há cerca de sete anos.
- Instagram traz ao Brasil marketplace que une marcas e criadores
- O que acontece ao restringir uma pessoa no Instagram?
“Insta Map”
O desenvolvedor de softwares Alessando Paluzzi, conhecido da indústria por antecipar diversas novidades de redes sociais, compartilhou em sua conta no X (antigo Twitter) algumas capturas de telas que mostram como seria esse “Insta Map”, inspirado na já consolidada função do Snapchat.
Assim como já acontece na rede social do fantasminha, o recurso do Instagram permitiria a usuários que seguem uns aos outros visualizarem conteúdo através de geolocalização, e o recurso também permitiria que essas pessoas trocassem localizações entre si.
Confira as telas na publicação abaixo:
Paluzzi também faz outras observações com base nas informações compartilhadas nas telas:
- O modo permitia fazer “anotações” para seus amigos conferirem;
- Seria possível filtrar quais amigos podem visualizar sua localização;
- Se a localização for compartilhada com tags, ela poderia ficar disponível no mapa para todo mundo ver.
Apesar da descoberta, o vazador não soube adiantar quando essa novidade pode chegar ao aplicativo. Considerando o histórico da Meta, é possível esperar que o “Insta Maps” chegue primeiro para um grupo seleto de testadores e, posteriormente, para o usuário final em questão de alguns meses.
Histórico de "inspiração"
Essa não é a primeira vez que o Instagram copia o Snapchat ou qualquer outro rival direto. Vale lembrar que a rede social da Meta criou sua própria versão das publicações temporárias, que são os Stories, no caso — o que levou o fantasminha a perder popularidade no Brasil em meados de 2017.
Outra “inspiração” bem sucedida do Instagram é o formato Reels, lançado em 2020 para competir com os vídeos curtos do TikTok. Nesse caso, entretanto, diferentemente da situação do Snapchat, o TikTok não sucumbiu ao esquecimento e segue com uma das redes sociais mais acessadas do momento — sobretudo pelo público jovem.
Apesar de o Instagram ter obtido sucesso com essas adaptações, o mesmo não pode ser dito quanto ao Threads, a cópia direta do X. A versão microblog da rede social de fotos segue viva, mas, ao menos até o momento, não chega aos pés em termos de popularidade nem sequer ameaça a hegemonia da rede social adquirida por Elon Musk em abril de 2022.