Instagram não está funcionando no Android devido a bug

Por Felipe Demartini | 05 de Junho de 2018 às 06h42

Uma falha deixou o Instagram completamente inoperante para os usuários do sistema operacional Android. O problema aconteceu no final da noite desta segunda-feira (04) e gerou problemas de funcionamento que impedem completamente a abertura do app, apesar de não ser possível determinar uma causa.

A primeira hipótese, quando ocorrem problemas assim, é sempre relacionada a problemas em uma atualização. Entretanto, de acordo com os dados disponíveis na Google Play Store, a loja de aplicativos do Android, o mais recente update para o Instagram foi liberado em 29 de maio e, desde então, o software não recebeu mais alterações que possam ter originado o problema enfrentado pelos usuários.

Seja como for, o acesso à rede social se tornou impossível a partir das 23h de segunda, aproximadamente, com a exibição de sucessivas mensagens de erro que chegam ao ponto de o próprio sistema operacional acusar as falhas constantes da aplicação. Não importa quantas vezes o usuário tente, o software simplesmente não abre e nem mesmo uma reinicialização do aparelho resolve a situação.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Falhas sucessivas impedem o funcionamento do Instagram no sistema operacional Android (Captura de tela: Felipe Demartini)

Pelo Twitter, as reclamações se acumulam entre usuários de diferentes países. Entretanto, a ausência de dados mais detalhados entre os que reclamam impede que a falha seja isolada a determinadas versões da plataforma, smartphones ou outros parâmetros. Por outro lado, a questão parece relacionada exclusivamente ao Android, com utilizadores do sistema operacional iOS relatando funcionamento normal do Instagram.

A rede social, por meio de seu perfil no Twitter, não se pronunciou sobre o assunto até a publicação deste texto. Entretanto, ela permanece sendo marcada com frequência pelos utilizadores que demandam por um posicionamento e uma solução, o que não deve demorar para acontecer.

Um método, entretanto, pode servir como paliativo para os utilizadores afetados. Em testes realizados pelo Canaltech em um smartphone Moto G4 rodando a versão 7.0 do Android, foi possível fazer o Instagram voltar a funcionar por meio da desinstalação convencional do aplicativo seguida pela execução de uma de limpeza de arquivos. Na sequência, basta baixar o software novamente, da própria Google Play Store, para que ele volte a funcionar normalmente. Um método semelhante, bastante citado no Twitter pelos usuários afetados, envolve a limpeza dos dados de aplicativo do Instagram por meio da tela de configurações do Android.

Em ambos os casos, porém, a falha pode voltar a acontecer a qualquer momento – durante nossa experiência, por exemplo, ela se repetia sempre que o aparelho era reinicializado. Nesse caso, basta repetir todo o procedimento para que a rede social volte a funcionar, pelo menos até que uma correção ou posicionamento oficial sobre a falha seja emitido.

Atualização: Um update para o Instagram no Android foi liberado na manhã desta terça-feira (05) e parece resolver o problema de travamento que assolava os usuários desde a noite anterior. O download está sendo liberado aos poucos para os usuários, com a instalação, aparentemente, devolvendo a aplicação a seu estado normal de funcionamento. A empresa, entretanto, continua em silêncio sobre os problemas enfrentados pelos utilizadores.

Caso ainda não veja a atualização na barra superior do Android, entre as notificações, tente acessar a página do Instagram diretamente na Google Play Store. Caso o update já esteja disponível em seu território, o botão verde exibirá "Atualizar". Basta clicar e aguardar o download e instalação, finalizando o processo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.