Publicidade

Instagram libera GIFs em comentários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Fevereiro de 2023 às 10h07

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

O Instagram liberou a opção de usar GIFs nos comentários feitos em posts para alguns usuários. O recurso já existia como resposta aos Stories e nas mensagens diretas (DMs), mas não havia desembarcado nas interações do feed.

Ao tocar no ícone, a rede social exibirá um conjunto de sugestões e uma barra de pesquisa para quem deseja procurar por algo específico. Como existe a integração com o repositório Giphy, há milhares de opções presentes para qualquer ocasião: desde memes divertidos até conteúdos mais sérios.

Continua após a publicidade

O próprio usuário pode subir um arquivo se não encontrar o GIF desejado. Basta criar uma conta no Giphy e transferir a imagem desejada, lembrando de adicionar palavras-chave que permitam a localização.

Para começar a usar, você precisa ver o botão quadrado no campo onde escreve o texto, como na imagem acima, o que indica o suporte nativo do app do Instagram. Em teclados como o Gboard ou o Microsoft Swiftkey, por exemplo, já existia o ícone de GIF, mas era impossível publicá-los como comentários.

GIFs nos comentários do Instagram

Os GIFs como respostas começou a surgir somente para alguns usuários do app para iOS, portanto deve ser distribuído gradualmente. Tente atualizar o aplicativo para ver se a sua conta é contemplada, caso contrário é preciso esperar mais alguns dias. Ainda não há informações sobre a disponibilização no Android.

Continua após a publicidade

Esta parece ser mais uma iniciativa de Adam Mosseri para fortalecer o feed do Instagram, que andou relegado nos últimos dois anos em favor dos vídeos. O próprio Chefão da rede disse haver uma saturação do conteúdo na plataforma, portanto é preciso voltar a dar ênfase aos posts estáticos com fotografias e artes.

É claro que usar GIFs não é bem uma forma de impulsionar o formato de fotos novamente, mas mostra preocupação dos desenvolvedores com a otimização. Aliás, o uso das imagens em movimento lembra bastante o Orkut, no qual era possível ver imensos conjuntos de letreiros piscantes em cada seção de comentários.

Na semana passada, o Instagram anunciou a estreia dos Canais, uma ferramenta de disparos em massa para criadores de conteúdo. A função permite que usuários da plataforma enviem mensagens públicas para seus seguidores em formato de texto, imagem, reações ou enquetes, como se fosse uma lista de transmissão.