Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram impede compartilhamento de posts do feed nos Stories em novo teste

Por| 03 de Fevereiro de 2021 às 11h31

Link copiado!

Instagram impede compartilhamento de posts do feed nos Stories em novo teste
Instagram impede compartilhamento de posts do feed nos Stories em novo teste
Tudo sobre Instagram

Como parte de um teste, o Instagram está bloqueando o compartilhamento de publicações do feed pelo Stories. Na tentativa de atender a comunidade e reduzir o volume de conteúdo na seção, a rede social interrompeu o encaminhamento de posts em países selecionados, notificando usuários afetados com uma janela de aviso especial.

A ação faz parte de uma avaliação de engajamento de conteúdo. Com o tempo, os Stories se tornaram uma importante ferramenta dentro do Instagram, contudo, o recurso de compartilhamento de publicações possibilitou que os usuários contornassem o algorítmo do feed principal e alcançassem seus seguidores por meio dos posts que somem depois de 24 horas — eventualmente, até cobrindo a foto com algum sticker ou desenho a fim de incentivar o clique e a visita ao perfil.

Atenta às demandas da sua base, o Instagram deu início ao teste para mitigar a quantidade de Stories. “Ouvimos que nossa comunidade quer ver menos publicações nos Stories. Durante esse teste, você não será capaz de adicionar publicações do feed no seu Story.”, explica a notificação enviada aos usuários afetados.

Continua após a publicidade

A ação atingiu alguns países, mas nem o Instagram ou o Facebook divulgaram quais as regiões afetadas e o real alcance da avaliação.

Qual o propósito do Instagram Stories?

Ao que parece, a rede social passa por reflexões constantes sobre a finalidade das suas mídias. Atualmente, o Instagram conta com publicações em vídeo de quatro formas: pelo feed, Stories, Reels e IGTV, enquanto fotos podem ser publicadas no perfil ou no Stories. As várias opções de formato, no entanto, apresentam sinais de redundância — e a base de usuários sabe como aproveitá-la.

Continua após a publicidade

Em perfis de influenciadores, o método favorece o engajamento: ao passo que a figura faz uma publicação, ela já será destinada ao feed e naturalmente encaminhada aos seguidores — mais rápido para aqueles que têm interesse no conteúdo publicado.

Nos Stories, o influenciador repete a publicação, gerando cliques em seu perfil, o que acaba sendo uma “redundância lucrativa”, pois usuários que não encontraram a publicação através do feed podem se deparar com ela no Stories. A recorrência da prática sinaliza que a estratégia é eficiente e atrai novos acessos, contudo, esse não seria o propósito inicial da ferramenta.

Apesar disso, a existência do método foi uma decisão tomada pelo próprio Instagram e, inevitavelmente, a redundância de publicações é positiva para certas iniciativas — tais como perfis de organizações de caridade, ONGs para adoção de animais, perfis oficiais de governos e outros casos.

Continua após a publicidade

Sendo assim, apesar de inconveniente em alguns cenários, a ferramenta é especialmente útil para alcançar pessoas além do feed principal, considerando que o alcance pode ser significativamente menor pelos meios convencionais.

A mudança veio para ficar?

Só o tempo dirá. Por enquanto, a suspensão do compartilhamento de fotos do feed no Stories é apenas um teste e, considerando que o Instagram se mantém atento aos impactos da alteração na comunidade, a mudança só será permanente se apresentar resultados positivos. Não há informações sobre quanto tempo durará a avaliação, tampouco se mais países ou usuários receberão a notificação surpresa. Até lá, resta aguardar por alguma manifestação da rede social.

Fonte: The Verge, Social Media Today