Publicidade

Instagram hackeado e e-mail trocado? Saiba recuperar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2023 às 21h00

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre Instagram

Se o e-mail associado à sua conta do Instagram for alterado repentinamente, você não conseguirá realizar o login na plataforma. Isso pode acontecer pela ação de um hacker, que assume o controle do perfil a fim de roubar dados pessoais ou aplicar golpes.

É importante agir de forma rápida para proteger suas informações e recuperar o controle da sua conta. Para isso, o Instagram conta com uma página de suporte (instagram.com/hacked) e basta acessá-la de um navegador ou pelo celular para resolver esse problema.

Além disso, há outras três dicas de recuperação que podem ajudar a retomar a sua conta. Embora algumas delas dependam do tipo de perfil que você tenta reaver, é importante testar a eficácia de todas elas.

Continua após a publicidade

1. Verifique se o Instagram enviou uma mensagem para seu e-mail

O Instagram pode enviar uma mensagem de confirmação informando a troca do e-mail de uma conta pelo endereço security@mail.instagram.com. Assim, é possível desfazer a ação pela opção "Proteger minha conta", disponível no conteúdo da mensagem.

Se outras informações também forem alteradas — como a senha —, é preciso solicitar um link de código de login ou de segurança pela rede social pela opção "Esqueceu a senha?". Dessa forma, o Instagram pode identificar a sua conta ou dispositivo de confiança para recuperar o acesso à conta.

2. Solicite um link de login ao Instagram

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Para confirmar que você é o dono de uma conta, peça o envio de um link de login ao seu e-mail ou telefone. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Na tela de login do Instagram, selecione "Obter ajuda para entrar" (Android) ou "Esqueceu a senha?" (iPhone ou navegador);
  2. Digite o nome do usuário, endereço de e-mail ou telefone associado à conta e selecione "Avançar". Se algum desses dados tiver sido modificado, insira as informações que você usou recentemente, selecione "Não consegue redefinir sua senha?" e siga as instruções na tela;
  3. Selecione seu endereço de e-mail ou telefone e pressione "Avançar";
  4. Vá ao link de login enviado ao seu e-mail ou via SMS e siga as instruções na tela.

3. Solicite um código de segurança ao Instagram

Continua após a publicidade

Se não for possível recuperar o seu login com o link enviado pelo Instagram, você pode pedir um código de segurança ao suporte da plataforma. Veja:

  1. Na tela de login, selecione "Obter ajuda para entrar" (Android) ou "Esqueceu a senha?";
  2. Selecione "Não consegue redefinir sua senha?";
  3. Pressione a opção "Tentar outra forma";
  4. Toque em "Minha conta foi invadida" e selecione "Avançar";
  5. Verifique sua identidade e siga as instruções na tela.

O que acontece após verificar minha identidade?

Continua após a publicidade

Se você solicitou ajuda ao suporte para uma conta sem fotos suas, um e-mail da Meta será enviado automaticamente para auxiliar a sua identificação. Para confirmar, você precisa fornecer um endereço de e-mail ou número de celular cadastrado e o tipo de celular usado para a tarefa.

Caso a sua conta tenha fotos nas quais o seu rosto aparece, é possível fazer uma selfie de vídeo virando o rosto para diferentes posições a fim de confirmar a sua identidade. Após enviar a gravação, você receberá um e-mail do Instagram no endereço fornecido.

O Instagram garante que não usa reconhecimento facial e utiliza selfies de vídeo para verificar se a pessoa é real, com utilização de análise humana para confirmar se você tem autorização para acessar uma determinada conta. A companhia informa que o vídeo é excluído após 30 dias.

Se não for possível confirmar a sua identidade, você pode repetir o processo e enviá-lo novamente ao Instagram.