Instagram: aplique mais de um filtro na mesma foto usando o app oficial

Por Sérgio Oliveira

O Instagram é a rede social perfeita para quem curte dar uma pitada de criatividade às fotografias que tira com a câmera do smartphone. Apesar dessa característica, o app oficial da rede social tem lá suas limitações e, entre outras coisas, permite que os usuários apliquem somente um filtro às imagens.

Fazer experimentos combinando dois ou mais filtros parece ser impossível, mas a verdade é que há um jeitinho simples de fazer isso acontecer e publicar uma fotografia com pelo menos dois filtros sobrepostos no Instagram.

O passo a passo abaixo mostra como fazer o truque no iPhone, mas a dica também serve para iPad e dispositivos móveis Android. Vamos lá!

Passo 1

Com seu telefone em mãos, ative o modo avião. Este primeiro passo é importante porque o Instagram não conseguirá publicar a imagem na qual o filtro foi aplicado e a salvará na galeria de imagens do seu aparelho.

Antes de qualquer coisa, ative o modo avião no seu smartphone. Isso pode ser feito na central de controle do iOS ou nos atalhos da barra superior de dispositivos Android (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2

Com o modo avião ativado, abra o aplicativo do Instagram e faça todos os procedimentos que normalmente você faz para publicar uma foto na rede social. Na hora da publicação, no entanto, perceba que o app acusará que houve uma falha na hora de postar a imagem. Ignore o aviso e apague a postagem clicando no "X" no canto superior direito e logo em seguida no botão "Remover".

Ao tentar publicar uma imagem sem conexão com a internet, o Instagram acusará uma falha e salvará a imagem automaticamente no seu Rolo de Câmera ou galeria de imagens para publicação posterior (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

Feito isso, vá até o Rolo da Câmera, ou sua galeria de imagens, e perceba que a imagem que não foi publicada está salva lá, com filtro aplicado e tudo.

Perceba que a imagem foi armazenada automaticamente pelo aplicativo (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 4

Retire o seu smartphone do modo avião e volte ao aplicativo do Instagram. Selecione a miniatura da imagem que deveria ter sido publicada anteriormente e toque em "Avançar" na parte superior direita da tela.

Selecione a miniatura da imagem para publicá-la novamente no Instagram nesta etapa (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 5

Nesta tela, aplique o novo filtro sobre o que já havia sido aplicado e novamente toque em "Avançar". Finalmente, toque em "Compartilhar" para publicar sua foto com dois filtros aplicados.

Por fim, selecione o segundo filtro, aplique-o tocando em "Avançar" e compartilhe sua imagem com seus amigos no Instagram (Imagem: captura de tela / Sergio Oliveira)

Se você quiser aplicar um terceiro filtro, basta não desativar o modo avião do seu smartphone e repetir os passos descritos acima até obter o resultado desejado. Quando estiver pronto para publicá-la na rede social, desative o modo avião e faça o envio. Fácil, não é mesmo?