Instagram agora identifica jornais financiados por entidades governamentais
O Instagram começou a alertar os seus usuários caso eles visitem o perfil de um veículo de mídia ligado a alguma entidade governamental. Trata-se da mesma política já implementada no Facebook no mês de junho, tendo como objetivo garantir que os internautas saibam caso as opiniões editoriais de determinado jornal possam ser influenciadas pelos valores do partido político em atuação.
- Twitter vai “etiquetar” perfis de políticos e jornais ligados a governos
- Austrália é o 1º país a exigir que Google e Facebook paguem por notícias
- Facebook anuncia medidas para proteger as eleições no Brasil contra abusos
“O Instagram define 'mídia controlada pelo estado' como veículos de mídia que o Instagram acredita estar parcial ou totalmente sob o controle editorial de seu governo, com base em nossa própria pesquisa e avaliação em relação a um conjunto de critérios desenvolvidos para esse fim”, explica a rede social.
Instagram has begun rolling out new “state-controlled media” labels—here are the ones for Kremlin outlets aimed at younger Americans: pic.twitter.com/vyUySA1zbW
— Casey Michel 🇰🇿 (@cjcmichel) October 5, 2020
“Manteremos essas contas com um padrão mais alto de transparência porque acreditamos que combinam a influência de uma organização de mídia com o apoio de um estado”, complementa a página de suporte do aplicativo. A companhia promete ainda adicionar etiquetas similares em anúncios em um futuro próximo — algo importante se levarmos em conta que estamos bem perto das eleições presidenciais dos EUA em 2020.
Vale lembrar que o Instagram não é a primeira rede social a adotar uma iniciativa do gênero: recentemente, o Twitter também anunciou que iria “etiquetar” perfis de celebridades e veículos de mídia com ligações com entidades governamentais, categorizando jornais nos quais o governo “exerce controle sobre o conteúdo editorial através de recursos financeiros, pressões políticas diretas ou indiretas e controle sobre produção ou distribuição”.
Fonte: Engadget
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.