Instagram agora avisa: “você já viu todos os posts dos últimos dois dias”

Por Redação | 02 de Julho de 2018 às 16h24
Reprodução
Tudo sobre

Instagram

O Instagram parece levar realmente a sério a filosofia do “esqueça um pouco do seu computador/smartphone e vá viver a vida”. Prova disso é o alerta recentemente incorporado pelo App, a ser exibido sempre que o usuário já tiver visto tudo o que há de novo durante as clássicas varreduras da lista de atualizações.

Um “You’re All Caught” é exibido na tela (algo como “você já está atualizado”), seguido pelo aviso: “Você já viu todas as novas postagens dos últimos dois dias”. Além de ajudar a otimizar o tempo gasto com o app, isso ainda deve conferir alguma paz ao usuário mais hardcore, do tipo que fica constantemente receoso de ter perdido qualquer novidade – já que o algoritmo da rede social tende a selecionar alguns conteúdos em detrimento de outros ao compor a lista de atualizações. A novidade, entretanto, tem sido adicionada de forma gradual, devendo alcançar todos os usuários em breve.

Não há mais nada aqui para ver, vá viver a sua vida! (Imagem: Reprodução/TechCrunch)

“Não Perturbe”

Além do aviso de conteúdos vistos, o Instagram deve ganhar em breve também uma nova opção “Não perturbe” (Do Not Disturb). Trata-se de uma funcionalidade semelhante à que foi recentemente revelada entre as configurações ocultas do Facebook, e o propósito é o mesmo: manter o aplicativo “quieto” durante um tempo escolhido pelo usuário – o que pode ser 30 minutos, uma hora, duas horas, oito horas, um dia ou apenas por meio de alteração manual.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Conforme revelou o site WhatsApp Beta, os testes para a nova configuração de uso já podem estar ocorrendo tanto no Instagram quanto no Facebook, já que a função já consta nos códigos dos aplicativos.

Status "Não perturbe" aparece nos códigos do Facebook e do Instagram (Imagem: Reprodução/WhatsApp Beta)

Tempo bem gasto

A inclusão de funções que auxiliem o usuário a controlar melhor o tempo gasto em aplicativos já forma uma nova tendência de mercado. Conforme comentou o CEO do Instagram, Kevin Systrom, trata-se de favorecer a utilização positiva desses recursos. “Nós estamos construindo ferramentas que ajudem a comunidade do Instagram a saber mais sobre o tempo que gastam ali – que deve ser positivo e intencional”, disse Systrom em entrevista ao site TechChrunch.

E ele acrescentou: “Entender como o período gasto em ambiente online tem impacto nas pessoas é importante, e ser honesto em relação a isso é uma responsabilidade de todas as companhias”.

Discursos politicamente corretos à parte, fato é que a nova postura do Instagram surge convenientemente ao mesmo tempo em que Apple e Google lançam ferramentas com objetivo similar. É razoável. Ninguém quer ser o vilão nesse novo cenário, afinal. Quem ganha é a comunidade de 1 bilhão de usuários mensais ativos do Instagram.

Fonte: WhatsApp Beta (Twitter), TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.