Publicidade

Facebook quer criar IA para vencer o “jogo mais difícil do mundo”

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Junho de 2021 às 16h15

Link copiado!

Divulgação/Facebook
Divulgação/Facebook
Tudo sobre Facebook

Os games são terrenos férteis para o uso da inteligência artificial, afinal eles precisam simular algo próximo à mente humana para criar uma jogabilidade desafiadora. Apesar de tudo ser construído para permitir que o jogador supere as barreiras e finalize o jogo, alguns títulos pesam a mão na dificuldade e criam cenários quase impossíveis de “zerar”.

E é nessa seara que se encontra o novo projeto do Facebook, que pede ajuda de desenvolvedores de IA para superar o NetHack, considerado um dos jogos mais difíceis de todos os tempos. A ideia é que as máquinas sejam capazes de encontrar a melhor forma de vencer o game, no menor tempo possível e com o emprego de menos recursos.

Continua após a publicidade

Como parte do NeurIPS 2021 NetHack Challenge, a plataforma desafia pesquisadores a projetar, treinar e lançar sistemas de IA capazes de "desenvolver agentes que possam vencer o jogo de forma confiável ou, no cenário mais provável, atingir a pontuação mais alta possível".

A meta disso não é ver o final de um título extremamente difícil, mas sim testar os limites das máquinas na resolução de problemas de forma ágil e eficiente. A ideia é usar esse sistema altamente desenvolvido para gerar uma gama de soluções baseadas em metodologias neurais e simbólicas.

O que é NetHack?

NetHack é um título clássico de RPG estilo roguelike originalmente desenvolvido para rodar em modo texto, mas que ganhou uma interface gráfica e é atualizado até os dias de hoje. Para vencer, você precisa passar por dezenas de masmorras e enfrentar inimigos extremamente desonestos que vão fazê-lo arrancar os cabelos. É preciso muito raciocínio, uma dose de sorte e paciência para recomeçar a cada morte.

Continua após a publicidade

Para se ter uma ideia: um especialista leva em média entre 25 e 50 vezes mais ações do que uma partida de StarCraft II. As interações dos jogadores com objetos e o ambiente são extremamente complexas, então o sucesso muitas vezes depende de apelar à imaginação para resolver problemas criativos ou de maneiras surpreendentes, bem como consultar fontes de conhecimento externas — nada é melhor do que aprender com o erro de outros jogadores.

A competição vai deste mês até 15 de outubro, com os vencedores anunciados em dezembro, quando deve ocorrer uma cerimônia de premiação. Não foi revelado quanto o Facebook está disposto a pagar para quem superar o desafio, mas certamente um futuro bem promissor o aguarda na equipe de desenvolvedores.

Fonte: Facebook