Facebook vai começar a hospedar conteúdos de outros sites neste mês, diz jornal

Por Redação | 04 de Maio de 2015 às 09h02
photo_camera Divulgação

Os rumores de que o Facebook planeja usar sua rede social para hospedar conteúdo de outros sites não são necessariamente novos, mas parecem estar cada vez mais próximos de se tornarem realidade. Tanto que, de acordo com o Wall Street Journal, a novidade deve deixar de ser boato ainda neste mês.

Segundo a publicação, o novo recurso vai se chamar Instant Articles e vai partir exatamente desta mesma premissa: oferecer textos e matérias ao usuário de maneira quase instantânea. Voltada principalmente para quem for usar a plataforma em dispositivos móveis, a função corta drasticamente o tempo de carregamento por não precisar direcionar o conteúdo para um link externo. Em outras palavras, você vai pode acompanhar as notícias e artigos de determinados sites como se eles fossem uma publicação qualquer dentro da rede.

Ainda de acordo com o jornal, os primeiros parceiros do Facebook nessa nova investida são alguns veículos bem conceituados e que, não por coincidência, têm um alto índice de compartilhamento dentro do serviço. Assim, prepare-se para ler textos do BuzzFeed, The New York Times e National Geographic de uma forma diferente daquela que temos hoje.

Só que, enquanto para o público o Instant Articles significa apenas uma mudança na apresentação e no tempo para carregar essas notícias, a novidade tem um peso diferente para o Facebook e seus parceiros. A empresa de Mark Zuckerberg teve de desenvolver um sistema de receita diferenciado para atrair essas companhias, uma vez que elas deixariam de ter tráfego em suas páginas e isso afetaria diretamente o apelo com possíveis anunciantes.

Assim, o que o Facebook fez foi simplesmente abrir mão do ganho com anúncios no novo tipo de publicação e direcionar 100% desse valor aos seus parceiros a fim de mantê-los dentro da rede social.

Resta apenas saber quando os Instant Articles chegarão de verdade por aqui e como Zuckeberg vai equilibrar as postagens de todos os sites aliados com sua nova política de enxugar as publicações de páginas para destacar a de amigos.

Via: Wall Street Journal, The Next Web

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.