Facebook testa novos modelos de assinatura de Instant Articles na América Latina

Por Natalie Rosa | 28 de Junho de 2018 às 11h08
Reprodução
Tudo sobre

Facebook

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (27) que está expandido novos modelos de assinaturas para veículos na América Latina com o serviço Instant Articles, que desembarcou aqui no Brasil em 2015. De acordo com a rede social, novos veículos estão sendo inseridos no projeto, incluindo o site brasileiro O Globo. O Instant Articles traz como benefício o aumento no tráfego de referência de uma região.

A empresa conta que vem testando os novos modelos de assinatura na Europa e nos Estados Unidos com transações acontecendo diretamente no Facebook. Com isso, seus administradores têm controle total sobre o relacionamento com os leitores, considerando fatores como dados, pagamentos e valores.

Em maio, o Facebook detectou que 17% dos usuários incluídos no grupo de teste tinham mais probabilidade de fazer a assinatura dessas publicações diretamente da rede social do que na versão web.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Sites como o Washington Post, La Repubblica, Tribune Interactive, San Francisco Chronicle, entre outros, já vêm realizando testes de venda de assinaturas via Instant Articles em suas páginas e notando resultados positivos.

Passos futuros

Para os próximos meses, o Facebook planeja investir em maneiras de melhorar a monetização do conteúdo. As ideias da rede social, com base no feedback dos veículos participantes dos testes, envolvem a criação de ferramentas para que os jornais tenham controle sobre quando um leitor vê um paywall, suporte para ofertas especiais e um modelo de propensão para a verificação da possibilidade de assinatura.

A companhia de Mark Zuckerberg também relata que está testando um botão para que as páginas desses veículos possam promover suas ofertas. O Facebook também está realizando estudos com o Analytics, além das ferramentas Journeys e Segments.

Na semana passada, a rede social encerrou o piloto do programa Aceleradora de Assinaturas de Notícias Locais, que durou apenas três meses. A ideia era auxiliar os jornais metropolitanos dos EUA a levarem seus negócios de assinatura digital a um outro patamar.

O Facebook garante que vai continuar trabalhando com a indústria do jornalismo para oferecer conteúdo de qualidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.