Publicidade

Facebook lança Instant Articles no Brasil

Por| 01 de Dezembro de 2015 às 12h30

Link copiado!

Facebook lança Instant Articles no Brasil
Facebook lança Instant Articles no Brasil
Tudo sobre Facebook

Depois de um lançamento nos Estados Unidos e um bocado de controvérsia, o Facebook está trazendo os Instant Articles para o Brasil e outros países da América Latina. O recurso que permite a publicação de artigos e conteúdo informativo diretamente na rede social, em páginas especiais, está disponível para algumas organizações e empresas de mídia nacionais, como o R7, G1, Catraca Livre, Estadão e Veja.

A ideia da funcionalidade, disponível desde maio para companhias dos Estados Unidos, é que os veículos tenham maior retenção de usuários em suas páginas e evitem problemas de carregamento e servidor, principalmente em suas versões mobile. Em vez de acessar o domínio específico de cada veículo, o usuário permanece na infraestrutura do Facebook, que garante disponibilidade e velocidade.

Foi justamente esse aspecto que levou muita gente a questionar os reais benefícios da iniciativa, uma vez que ela poderia ser capaz de substituir o acesso aos domínios específicos, reduzindo a contagem de visualizações de página. Com isso, ficam dúvidas sobre as receitas de publicidade, também, já que uma coisa é extremamente dependente da outra – além disso, permanecem os questionamentos sobre eventuais divisões de receitas em páginas, uma vez que a rede social pode acabar lucrando com a publicidade baseada em conteúdos de terceiros, por mais que a renda oriunda dos próprios artigos seja revertida totalmente aos criadores.

O Facebook, por ora, tenta passar longe dessas polêmicas e promove uma implementação segmentada do Instant Articles. Em sua chegada ao Brasil e América Latina, por exemplo, serão 40 empresas utilizando o novo sistema, exclusivamente no iOS, com a versão para Android chegando nas próximas semanas. Entre as funcionalidades adicionais do sistema estão a possibilidade de comentar trechos específicos das matérias, vídeos com reprodução automática e outros recursos multimídia, como mapas interativos, áudios e fotos em alta resolução ou 360 graus, que podem não estarem disponíveis nos domínios originais.

Continua após a publicidade

No mundo, mais de 200 nomes já fazem parte da iniciativa, que está disponível desde meados de 2015 para usuários da América do Norte e Europa. São grandes empresas de conteúdo, como The New York Times, National Geographic e BBC News. Na América Latina, outros confirmados são o Clarín, da Argentina, e o Azteca, do México.

De acordo com o Facebook, os usuários não devem perceber mudanças, a não ser, claro, na velocidade de acesso e recursos disponíveis. As notícias continuarão a aparecer no feed da mesma maneira como acontece hoje, e um ícone de um raio indicará quando o conteúdo está hospedado no sistema Instant Articles.

Fonte: Facebook