5 destaques da apresentação de Mark Zuckerberg na Facebook F8

Por Thaís Augusto | 01 de Maio de 2019 às 19h38
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

A conferência de desenvolvedores F8, do Facebook, surpreendeu desenvolvedores e usuários ao anunciar mudanças para o Instagram, Messenger e WhatsApp. Na keynote desta terça-feira (30), o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, ainda chamou atenção para o tema segurança.

Ele iniciou sua palestra dizendo que "o futuro é privado" e que depende dos aplicativos de mensagens do Facebook. Zuckerberg também aproveitou para discursar sobre a privacidade de usuários em mídias sociais, uma questão preocupante para o Facebook desde a polêmica de compartilhamento indevido de dados com a consultoria Cambridge Analytica.

Em seguida, o Facebook anunciou atualizações para suas redes sociais e novidades sobre os headsets de realidade virtual Oculus Quest e Rift S. O WhatsApp recebeu a atualização mais singela: o alto-falante do Facebook, Portal, dará suporte a videochamadas do WhatsApp e passará a contar com criptografia.

A seguir, confira as principais novidades:

Mais atenção para Grupos e Eventos

Em março, o Facebook disse que começaria a minimizar o feed de notícias. Na época, não foram revelados detalhes, mas agora sabemos o que a empresa quis dizer: em uma atualização chamada de "FB5" por Zuckerberg, o Facebook destacará Grupos e Eventos, criando uma guia de grupos proeminentes e um feed personalizado dos grupos que você participa.

As opções de interação em grupo também aparecerão enquanto você navega por outras partes do Facebook. O redesenho deve ajudar as pessoas a expandir seus círculos sociais. Ele inclui um recurso chamado Meet New Friends, que conecta estranhos que têm algo em comum (como uma escola ou um empregador), além de oferecer uma maneira mais fácil de encontrar eventos perto de sua localização.

Os aplicativos para Android e iOS estão recebendo uma atualização gradual. A versão web será renovada nos próximos meses.

Instagram vai esconder curtidas

O Instagram tem a reputação de ser uma das redes sociais mais competitivas. Por isso, o Facebook anunciou que vai minimizar estatísticas como o número de curtidas para que as pessoas possam “focar nas fotos e vídeos que você compartilha, e não em quantas curtidas eles têm". O recurso está sendo testado no Canadá e pode ser expandido em breve.

A rede social também vai atualizar a interface da câmera e adicionar um novo “Modo de criação”, que facilita o compartilhamento de conteúdo além das fotos e vídeos tradicionais, como testes. O Instagram também está expandindo um recurso que permite que as pessoas comprem produtos dentro do aplicativo, abrindo-o para artistas, atletas e outros criadores, além de empresas.

Messenger quer mais interação

O Facebook está empurrando o feed de notícias para as margens do aplicativo, mas também está reformulando o Messenger para que as pessoas possam acompanhar os amigos. Usuários poderão definir mensagens de status ou compartilhar fotos com pessoas de sua rede.

Em geral, o Messenger está recebendo uma grande atualização. No iOS, ele está sendo redesenhado para ocupar menos espaço em seu smarthone – a nova versão tem 30MB, cerca de 20% de seu tamanho atual. E se você estiver usando o Messenger no desktop, você não precisará mais mantê-lo na aba do navegador – o Facebook está lançando aplicativos para computador ainda neste ano.

Óculos de realidade virtual em maio

O Facebook anunciou a abertura da pré-venda dos headsets de realidade virtual Oculus Quest e o Oculus Rift S. O Rift S acompanha câmeras embutidas no próprio headset e um sensor para mãos, para o uso no PC. Já o Oculus Quest, que não precisa estar conectado a um computador, e por isso é independente, conta com quatro câmeras externas.

O Quest e o Rift S serão vendidos por US$ 399 com início dos envios para 21 de maio em 23 países. Não há previsão para que o produto chegue ao Brasil.

Facebook será o seu Cupido

O Facebook anunciou a expansão do Dating para mais de 14 países e um novo recurso chamado "Secret Crush", que faz exatamente o que se espera: você pode criar uma lista secreta de crushs com base em seus amigos do Facebook e caso eles criem uma lista e coloquem o seu nome, os dois serão alertados sobre o match.

Além disso, a plataforma não mistura seus perfis na rede social. Nenhuma das informações adicionados ao Dating aparecem no seu perfil do Facebook ou como notificação para amigos.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.