Publicidade

Facebook registra patentes de tecnologias que prevêem para onde você está indo

Por| 11 de Dezembro de 2018 às 18h36

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

O Facebook registrou duas novas patentes que prometem “adivinhar” para onde você está indo naquele momento. A ideia é utilizar destes recursos para servir ao usuário propagandas e notícias relacionadas a empresas e serviços para onde ele possa estar se dirigindo, a fim de criar uma experiência mais customizada de navegação.

A primeira patente é intitulada “Trajetórias offline”, e fala em fazer uma previsão baseada em dados referentes à última localização onde você se logou na rede. Mais além, esse recurso também usaria da localização prévia de outros usuários próximos de você para determinar um possível comportamento. Digamos, por exemplo, que você esteja em seu horário de almoço no trabalho e, tal qual seus colegas da empresa, você queira almoçar em algum restaurante próximo: o Facebook, neste caso, faria um cálculo de probabilidade de você se direcionar até lá e, caso a rede acerte, passaria a exibir anúncios referentes aos locais da região, incluindo dito restaurante.

A outra patente tem um título mais longo — “Previsão de Localização pelo uso de sinais sem fio em redes sociais online” — usa sinais NFC (Wi-Fi, Bluetooth, 4G) para averiguar todo um espectro de público-alvo e determinar comportamentos e ações antes, durante e de elas serem feitas. Por exemplo: se um grupo de pessoas com idades próximas à sua decidir tomar um café após o almoço do parágrafo acima, o Facebook pode fazer uma previsão de que você também fará o mesmo, e que o estará fazendo porque acabou de almoçar.

Continua após a publicidade

Embora a ideia seja, oficialmente, a de oferecer uma experiência de usuário mais taylor made, ou seja, especialmente desenhada para os seus gostos ainda que momentâneos, as patentes novamente levantam as questões de privacidade dos consumidores. O quão confortável você está em saber que uma empresa saiba certos detalhes sobre você? Por ora, o registro de patentes é apenas uma submissão de documentos e não há qualquer indício de que isso vá efetivamente virar uma tecnologia aplicada. O Facebook não comentou os seus registros.

Fonte: Buzzfeed News