Publicidade

Facebook quer que você leia os artigos antes de compartilhá-los com seus amigos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Maio de 2021 às 18h25

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre Facebook

O Facebook agora recomenda que você leita de fato os artigos da internet antes de compartilhá-los com seus amigos. A rede social usa um mecanismo semelhante ao introduzido no Twitter recentemente para desincentivar que notícias sejam compartilhadas sem tere sido abertas e lidas anteriormente, com opiniões formadas somente a partir da manchete.

“Você está prestes a compartilhar esse artigo sem ter lido. Você pode deixar fatos-chave passarem quando compartilha um artigo sem o ler antes”, pontua a notificação que aparece na parte inferior da tela e pede a confirmação do compartilhamento. Logo abaixo, o usuário pode escolher entre ler um artigo ou continuar o encaminhamento do texto mesmo sem a leitura.

Continua após a publicidade

Convite à reflexão

O princípio da tela secundária é gerar um momento de reflexão e, logicamente, incentivar a leitura do artigo. Por anos, o Facebook encara problemas sérios quanto à circulação de informações falsas e, mesmo com medidas de proteção, foi incapaz de frear a disseminação de fake news em 2020.

Para quem vem do Twitter, recurso como este não é novidade desde junho de 2020. Na rede do passarinho azul, um aviso semelhante aparece sempre que o usuário tenta retweetar qualquer artigo online sem ter clicado sobre ele — a notificação sugere que o usuário leia a matéria antes de mandá-la para os seguidores.

Continua após a publicidade

A novidade foi divulgada hoje (10) e deve estar sendo distribuída gradativamente para todos. Para verificar se já chegou no seu aparelho, tente compartilhar um artigo sem antes clicar sobre ele e, quem sabe, acionar a proteção.

Fonte: Facebook