Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook quer criar aba para notícias "de qualidade" e vai rivalizar com Apple

Por| 01 de Abril de 2019 às 18h20

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

Parece que o Facebook não está disposto a comer poeira na corrida por uma plataforma de notícias. Depois do anúncio do Apple News+, a rede social diz que considera a criação de uma aba que apresentaria apenas notícias de "alta qualidade".

A informação foi revelada pelo CEO do Facebook Mark Zuckerberg durante uma conversa sobre jornalismo com o editor da maior publicadora de conteúdo da Europa, Mathias Döpfner. De acordo com Zuckerberg, a proposta é desenvolver uma nova maneira de mostrar notícias na rede social e remunerar as empresas pelos conteúdos. Já os usuários não seriam cobrados para acessar a aba.

No ano passado, a proposta do Facebook era diferente: a rede social estava diminuindo a presença de notícias na plataforma para dar prioridade a posts de amigos e familiares.

"Conversamos sobre o papel que o jornalismo de qualidade desempenha na construção de comunidades informadas e os princípios que o Facebook deve usar para criar uma guia de notícias para divulgar conteúdos de alta qualidade, incluindo o modelo de negócios e o ecossistema", explicou Zuckerberg.

Continua após a publicidade

Mas não é a primeira vez que o Facebook experimenta novas maneiras de apresentar notícias dentro de sua plataforma. A extinta aba Notícias em Alta e o Instant Articles que o digam.

Enquanto contava a proposta do Facebook, Zuckerberg aproveitou para cutucar a Apple e ressaltar como sua ideia seria "mais nobre" do que o Apple News+.

"Nós criamos a ideia de uma perspectiva muito diferente do que alguns dos outros jogadores em campo que veem as notícias como uma maneira de maximizar suas receitas", disse o CEO. "Esse não é necessariamente o caminho que nós estamos pensando para o serviço".

Durante seu evento no final de março, a Apple lançou seu serviço de assinatura Apple News+. Os usuários passam a ter acesso ilimitado aos conteúdos da plataforma por US$ 9,99 mensais.

Continua após a publicidade

Há anos, existe uma briga entre Apple e Facebook. O CEO da Apple Tim Cook enfatiza em toda oportunidade como, ao contrário de outras empresas, seus produtos têm tudo a ver com privacidade. Já Mark Zuckerberg teria dito diretamente aos seus funcionários que não usassem os produtos da Maçã.

De acordo com o site Recode, a ideia de uma aba de notícias está sendo trabalhada há algum tempo pela rede social. O Facebook também não resolveu pagar diretamente as produtoras de conteúdo e sim repassar uma parte dos lucros obtidos com publicidade.

Segundo Zuckerberg, o Facebook agora é sobre família, amigos e notícias. O movimento também pode ser traduzido como mais uma tentativa do Facebook de reconquistar sua relevância como um hub de mídia social, perdido nos últimos anos.

Continua após a publicidade

A conversa conduzida pelo CEO do Facebook nesta segunda-feira (1) faz parte de uma série de discussões sobre o futuro da tecnologia e sociedade realizadas pela rede social. Confira a entrevista completa:

Fonte: Mashable