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Facebook pode lançar versão profissional para criadores de conteúdo

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

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Szabo Viktor/Unsplash
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A Meta começou a fazer experimentos com um novo modo "Profissional" para perfis de criadores de conteúdo e voltado para quem deseja monetizar a produção diária no Facebook. Nesta fase inicial, serão selecionados algumas contas específicas de criadores dos Estados Unidos como forma de testar as ferramentas e fazer ajustes na modalidade de pagar aos influenciadores. Até então, os recursos de arrecadação de dinheiro era exclusivo de páginas do Facebook.

Entre as novidades do perfil "Profissional" está a possibilidade de os criadores participarem de um programa bônus chamado Reels Play, no qual os produtores podem tirar até US$ 35 mil por mês conforme a quantidade de visualizações dos vídeos curtos.

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O acesso ao programa ainda é restrito a convidados, mas é possível que isso seja expandido futuramente para um modelo similar ao do Instagram. Ainda não está claro quais seriam os objetivos a serem alcançados para liberar o bônus em dinheiro, mas é bem provável que ele não seja nada muito complexo para os selecionados na primeira leva.

Um dos diferenciais dessa modalidade de conta serão alguns dados extras, exclusivos para os criadores que vivem das redes sociais, e mais parecidos com as informações que os proprietários de páginas têm acesso hoje. Isso significa que os perfis profissionais trariam insights mais detalhados como a quantidade de engajamento nos posts, o tipo de público alcançado, gráficos de crescimento, sugestões para aprimoramento das publicações e outras novidades.

Uso de perfis pessoais é comum no Facebook

Hoje, é bem comum que criadores usem perfis pessoais em vez de páginas do Facebook para atrair seus seguidores, porque o algoritmo da rede dá preferência a publicações de amigos em vez de conteúdo profissional — embora no Reels isso não ocorra. Com a virada de chave, é provável que a nova modalidade seja um meio-termo entre ambos, com as vantagens de um perfil individualizado, como conteúdo privativo para seguidores, e as possibilidades ampliadas de páginas institucionais.

Aos que já utilizam páginas naturalmente, não haverá novidades: eles devem continuar a usar a experiência do aplicativo Páginas e manterem todas as ferramentas atuais. Ainda não está claro se será possível fazer uma migração ou se a rede estenderá o Reels Play para mais tipos.

Essa mudança é parte da reestruturação daquela que já foi a mais importante rede social do mundo. A Meta decidiu entrar na onda de remuneração de criadores para não ficar para trás — anunciou ter criado um fundo com US$ 1 bilhão (R$ 5,6 bilhões em conversão direta) para tal finalidade — e competir frente a frente com o TikTok, o Snapchat e até o Twitter, que começou a investir em monetização também em 2021.

Ainda não há previsão de quando o novo perfil "Profissional" deve chegar a outros países e nem se ele será liberado no Brasil em algum momento. Por enquanto, resta aos criadores locais continuar a produção em outras plataformas e aguardar pacientemente pelo desembarque do Reels Play no país.

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Fonte: Facebook  

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