Facebook lança serviço de streaming de games para competir com o Twitch

Por Eduardo Hayashi | 08 de Junho de 2018 às 12h44
Quartz

Com o declínio constante da base de audiências mais jovens no Facebook, a rede social tenta minimizar os prejuízos com novas apostas para rivalizar com o Snapchat e o Instagram. Agora, ao que tudo indica, a plataforma que ir um pouco além, oferecendo um possível concorrente de serviços como Twitch e Youtube Gaming.

Nesta sexta-feira (8), o Facebook lançou a versão experimental do "fb.gg", uma espécie de serviço de streaming de games da rede social. O laytout remete muito aos concorrentes, com a seção gamer reunindo as transmissões em destaque e exibindo logo abaixo as categorias de conteúdos separadas pelos games mais populares do momento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Além disso, há um espaço voltado exclusivamente para os streamers de destaque, que podem ser adicionados à lista de favoritos do usuário. Também há a opção de assistir aos principais conteúdos que seus amigos acompanharam recentemente.

(Imagem: Facebook)

Programa de parcerias e monetização

Outra novidade revelada foi o programa Facebook Stars, que visa uma parceria com os criadores de conteúdos de maior popularidade para monetização de seus respectivos canais no Facebook. O critério para ser um parceiro da plataforma é ter ao menos 100 seguidores e quatro horas de transmissões online nos últimos 14 dias.

Dessa forma, os espectadores podem fazer doações para apoiar os streamers e para desbloquear benefícios e conteúdos virtuais exclusivos, como emoticons, chats privados e a possibilidade de enviar reações e mensagens para os criadores de conteúdo.

Detalhes mais específicos sobre como o esquema de parcerias funcionará, a exemplo da divisão exata das receitas entre os parceiros e o Facebook, ainda não foram fornecidos pela rede social. No entanto, como a plataforma será lançada oficialmente neste domingo, dia 10 de junho, certamente tais informações serão especificadas em breve. Enquanto isso, o Facebook está enviando convites para diversos criadores de conteúdo famosos para ingressarem em sua nova plataforma de streaming de games.

O Twitch e o Youtube Gaming, principais concorrentes nesta área, já estão muito bem estabelecidos com uma base de usuários relativamente fieis; considerando isso, o Facebook tem um grande desafio pela frente se realmente quiser conquistar seu espaço nesse segmento.

Fonte: Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.