Facebook lança assistente virtual "M" para o Messenger

Por Redação | 07 de Abril de 2017 às 12h30

O Facebook acaba de copiar mais uma função de um aplicativo concorrente. Mas desta vez não foi o Snapchat, e sim o Google Allo: a rede social começou a testar em larga escala uma inteligência artificial no Messenger, e um dos novos recursos é semelhante ao que o app do gigante das buscas já oferece.

Batizada de "M", a assistente dá respostas em tempo real contendo sugestões com base naquilo que o usuário estiver digitando - do mesmo jeito que o Alo funciona. Por exemplo, se na conversa com um de seus amigos você digitar que ele lhe deve dinheiro, o Messenger vai recomendar sistemas de pagamentos pela internet; se escrever que está à procura de algum lugar para comer, a ferramenta então indica locais na região, como bares e restaurantes. É possível até pedir um carro do Uber ou criar compromissos na agenda do seu smartphone sem sair do aplicativo.

Segundo Laurent Landowski e Kemal El Moujahid, gerentes de produto para o Messenger, a ideia é tornar o mensageiro não apenas um serviço para troca de mensagens, mas que, com base na nova inteligência artifical M, ele consiga fornecer conteúdos relevantes de acordo com cada conversa. Isso pode soar um tanto invasivo, já que a M "se intromete" no chat sempre que notar que pode sugerir alguma coisa. No entanto, não é possível ativar o sistema a qualquer momento.

"Por meio dessas interações [da M] conseguimos construir uma versão completamente automatizada que sugere ações úteis nas suas conversas, indicando funções no Messenger que, em muitos casos, as pessoas nem sabiam que existiam", disseram os gerentes. "A M é baseada em técnicas de aprendizado de máquinas de inteligência artificial. Quanto mais você usar o Messenger, mais a M poderá ajudar", completaram.

Landowski e Moujahid ainda lembram que o usuário sempre poderá ignorar ou rejeitar as sugestões da M através das configurações do app. A partir disso, ela aprenderá que aquele conteúdo não é relevante. Além disso, a M será atualizada constantemente pelos engenheiros do Facebook, que usarão os dados coletados por ela para aprimorar o software. "Esperamos que as indicações da M sejam apenas o começo do que uma assistente proativa, útil e prática pode oferecer para as 1 bilhão de pessoas que utilizam o Messenger todos os meses", destacaram.

Em testes desde 2015, a M já está disponível para todos os usuários de iOS e Android nos Estados Unidos, e mais países devem receber a novidade nas próximas semanas.

Messenger M Publicado por Facebook em Quarta, 5 de abril de 2017

Fonte: Facebook, com informações do TechCrunch e The Verge