Publicidade

Facebook está testando novo sistema de "votos" no melhor estilo Reddit

Por| 30 de Abril de 2018 às 14h44

Link copiado!

Quartz
Quartz
Tudo sobre Facebook

Infelizmente, ao longo dos últimos anos, o Facebook vem se tornando famoso por “copiar” recursos originários de outras redes sociais — e, desta vez, tudo indica que Mark Zuckerberg resolveu se inspirar no Reddit, famosa plataforma de discussão livre. A empresa confirmou que está testando um sistema de upvote e downvote (voto positivo e voto negativo, respectivamente), que dá aos usuários o poder de dizer se determinado comentário em alguma publicação é relevante ou não.

O novo recurso, por enquanto, está disponível como beta apenas para alguns internautas da Nova Zelândia e da Austrália. Quem trouxe o assunto à tona pela primeira vez foi ninguém menos que Alexis Ohanian, CEO do Reddit, cuja estrutura é justamente baseada em um sistema de upvote e downvote. Por lá, os próprios foristas podem indicar se determinado conteúdo é útil para a comunidade (com votos positivos) ou nocivos/ofensivos (com votos negativos). No Facebook, excesso de downvotes poderiam “esconder” um comentário.

Ao Mashable, um porta-voz do Facebook confirmou que o sistema está sendo testado como uma forma de garantir as discussões da rede social sejam construtivas, mesmo quando as pessoas discordam umas das outras. “O Facebook é um lugar para expressão livre, mas reconhecemos que deve haver um jeito de as pessoas nos dizerem quais comentários são mais úteis. Para isso, estamos conduzindo um teste que introduz uma ação de upvote e downvote para comentários em postagens públicas de páginas”, explica.

Continua após a publicidade

“Esse recurso permite que as pessoas alavanquem esses comentários úteis e engajadores no topo do tópico de discussão, e movam para baixo aqueles que são simples ataques ou que estão cheios de profanidades. Isto não afeta seu feed de notícias ou interações com amigos”, completa o representante. Aparentemente, o sistema do Facebook seria anônimo — ou seja, o recurso contaria quantos votos o comentário recebeu, mas sem especificar quem votou em o quê.

Fonte: Mashable