Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook adiciona ferramentas para combater desinformação em grupos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2022 às 17h07

Link copiado!

Unsplash/Montagem: Matheus Bigogno
Unsplash/Montagem: Matheus Bigogno
Tudo sobre Facebook

O Facebook prepara novas ferramentas para facilitar o combate à desinformação e fake news nos grupos da plataforma. Públicos ou privados, esses espaços são usados pelos interessados em conversar sobre temas específicos, como games, produtos e política.

O novo recurso permitirá aos administradores recusarem automaticamente publicações que tenham sido classificadas como falsas pelos checadores de fatos terceirizados do Facebook. A plataforma tem parceria com mais de 80 agências especializadas em verificar notícias e cruzar informações para ver se os dados são ou não verdadeiros.

Continua após a publicidade

A rede social acredita que isso deve reduzir o número de pessoas com acesso às informações mentirosas ou boatos. Todas as publicações podem passar por esse tipo de análise, mas isso não inviabiliza a circulação nos grupos. Com a adição, agora, os proprietários dos grupos poderão banir tudo feito com a intenção de enganar as pessoas.

Um porta-voz da empresa disse que os desenvolvedores trabalham em uma nova maneira de admins removerem também postagens sinalizadas como falsas após serem publicadas. Eles poderiam apenas deletar o post se quisessem, mas isso poderia gerar uma onda de insatisfação, diferentemente de ter uma clara indicação de fake news associada.

Ferramentas para gestores de grupos

Também chegará em breve um recurso que permite enviar convites por e-mail e compartilhar QR Codes personalizados com direcionamento para a página Sobre de um grupo. A ideia é fornecer acesso direto e seguro, mesmo para quem está no meio físico, com o auxílio de uma câmera de celular.

Continua após a publicidade

As ferramentas não vão impedir que o usuário compartilhe postagens com avisos de informações falsas, mas trazem mais contexto para facilitar a compreensão. Além disso, a rede social não divulga quantos conteúdos são verificados diariamente no site, por isso é difícil mensurar o alcance disso.

A única certeza é que a companhia parece focada em intensificar esforços para combater mentiras a todo custo. Segundo a rede, mais de 95% das pessoas desistem de ver conteúdos marcados com o rótulo de informação mentirosa, imprecisa ou manipulada. Hoje, há mais de 1,8 bilhão de pessoas no mundo inteiro que usam os Grupos do Facebook todos os meses.

Fonte: CNET