Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ellen Pao deixa presidência executiva do Reddit

Por| 13 de Julho de 2015 às 09h16

Link copiado!

Ellen Pao deixa presidência executiva do Reddit
Ellen Pao deixa presidência executiva do Reddit

Ellen Pao, CEO do Reddit, está deixando o cargo, de acordo com notícia divulgada no final de semana pela rede social. A mudança tem caráter imediato e resultou no retorno de Steve Huffman, um dos cofundadores do serviço, ao cargo que ele ocupou nos primeiros anos de funcionamento da plataforma.

Apesar da mudança brusca e, para muitos, inesperada, o Reddit fez questão de deixar claro que Pao não está sendo demitida. Pelo contrário, a decisão de abandonar o cargo teria sido tomada pela própria CEO, em comum acordo com o quadro de diretores da empresa. De acordo com o comunicado oficial, ela permanecerá como membro do conselho da companhia até o final do ano e, depois, deve se desligar definitivamente.

A executiva vinha sendo alvo de críticas da própria comunidade do Reddit desde o começo do ano, no que muitos afirmam ser um afastamento entre a gerência da rede social e a comunidade que a fez ser o que é. Faz parte da onda de negativismo, por exemplo, a recente e inesperada demissão da gerente de comunidades Victoria Taylor, uma decisão considerada como unilateral por muitos dos moderadores da plataforma.

Taylor era uma das principais responsáveis pelo Ask Me Anything, uma das comunidades mais ativas e acessadas do Reddit. Em sessões moderadas, personalidades respondiam diretamente às perguntas dos fãs durante um determinado período de tempo, de forma mais informal e direta. Participaram das sessões de AMA, como são chamadas, gente como o presidente norte-americano Barack Obama e o fundador da Microsoft, Bill Gates, apenas para citar alguns exemplos.

Continua após a publicidade

Uma sessão de perguntas e respostas teve de ser cancelada de última hora como reflexo da demissão de Taylor, com o convidado não revelado ficando sabendo disso apenas ao chegar aos escritórios do Reddit. Como resultado, o fórum Ask Me Anything acabou sendo fechado por algumas horas até que a situação se normalizasse, algo que apenas expôs o que foi chamado de “caos interno” aos usuários e levou ao fechamento, em solidariedade, de outros espaços conceituados da rede social.

Em maio, uma mudança nas políticas de moderação de conteúdo também colocou Pao na mira dos usuários. As novas normas relacionadas a abuso, bullying e conteúdo imoral foram consideradas amplas demais, o que levantou preocupações quanto à censura e uma moderação demasiada de conteúdo pela própria rede social, algo que foi visto como arbitrário pelos moderadores voluntários do sistema.

Na nota em que anunciou a saída de Pao da função de CEO, Sam Altman, um dos diretores do Reddit, não negou que o movimento tem a ver com a negatividade exibida pela comunidade. Por outro lado, ele também aproveitou o momento para criticar alguns participantes influentes da rede social, que estariam ligados à criação de uma lufada de ódio contra a empresa e sua antiga presidente.

“Desacordos são ok. Ameaças de morte, não”, afirmou ele, referindo-se a algumas reações mais inflamadas relacionadas à recente demissão de Taylor. Para ele, a comunidade do Reddit precisa aprender a balancear autenticidade e atitude com compaixão, de forma a compor não apenas um ótimo serviço, mas também uma comunidade sadia. Isso, inclusive, é visto por Huffman como um de seus grandes desafios no posto de CEO.

Continua após a publicidade

Outro grande foco do cofundador do Reddit está nas plataformas mobile. A empresa ainda não fez anúncios relacionados a isso, mas, segundo Altman, a ideia é incentivar as pessoas a utilizarem a rede social cada vez mais em seus celulares e tablets, com a companhia tomando atitudes para atingir isso.

Altman também aproveitou o momento para elogiar Pao por seu trabalho à frente do Reddit, que ele categorizou como primordial para que a plataforma chegasse ao patamar atual. Para ele, a CEO trouxe "foco ao caos" e se tornou uma das principais expoentes da presença feminina na administração de empresas de tecnologia, fazendo não apenas um bom trabalho na companhia, mas se tornando fonte de inspiração para tantas outras mulheres neste segmento.

Fontes: Reddit, Business Insider