Publicidade

Usuários promovem blackout no Reddit após demissão de moderadora do site

Por| 03 de Julho de 2015 às 14h00

Link copiado!

Usuários promovem blackout no Reddit após demissão de moderadora do site
Usuários promovem blackout no Reddit após demissão de moderadora do site

A comunidade de fóruns Reddit amanheceu em revolta nesta sexta-feira (3) após a notícia de que a funcionária da empresa responsável por um dos subreddits mais populares do site foi demitida.

Victoria Taylor, que no Reddit utiliza o nome de usuário r/chooter, era a moderadora responsável por grande parte do subreddit "Ask Me Anything" (AMA), um fórum que permite que usuários do site façam qualquer tipo de perguntas aos convidados.

O canal AMA é atualmente um dos mais reconhecidos do Reddit e trouxe centenas de políticos, empresários e personalidades da cultura pop para responder dúvidas da comunidade. Entre as pessoas que já passaram por sabatinas no site, estão nomes como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, e o fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

Em resposta à demissão de Victoria, diversos subreddits populares resolveram fechar suas portas desde ontem e não podem mais ser acessados por usuários do site. Entre os canais que se solidarizaram à administradora estão r/AskReddit, r/Music, r/gaming e, é claro, o próprio Ask Me Anything.

Continua após a publicidade

Usuários que tentam acessar subreddits como o "Ask Me Anything" encontram páginas indisponíveis nesta sexta-feira (Imagem: Reprodução)

Victoria se juntou ao Reddit em 2013 como diretora de comunicações e é tida como peça chave para o bom funcionamento das sabatinas que ocorrem dentro do AMA. Por muitas vezes, ela era a responsável por entrar em contato com as personalidades por telefone, encaminhando as perguntas que eram feitas pelos usuários do Reddit para, em seguida, transcrever as respostas em tempo real nas sessões.

De acordo com o The Verge, diversos administradores de subreddits que também promovem sessões próprias de perguntas e respostas, como o r/Science e o r/books, expressaram que sem a presença de Victoria na companhia, agora terão "problemas significativos" para marcarem seus próprios AMAs. Há inclusive casos de administradores que afirmam ter AMAs já marcados, mas que sem Victoria na empresa não têm como entrar em contato com os entrevistados, já que ela era a ponte.

Continua após a publicidade

"Essa parece ter sido uma decisão estúpida", escreveu o moderador Imakuram do subreddit dedicado a livros, r/books. "Nós temos vários AMAs marcados para o r/books, mas não temos ideia de como entrar em contato com os autores".

Os AMAs do Reddit são tidos como uma oportunidade dos usuários do site e internautas em geral — já que o cadastro no site é rápido e gratuito — de fazerem perguntas relevantes e diretas aos convidados, sem o intermédio de equipes de comunicação ou respostas prontas. Em um AMA recente, por exemplo, o fundador da Microsoft, Bill Gates, revelou pela primeira vez que a empresa está trabalhando em um projeto secreto para a criação de um assistente pessoal universal.

Até o momento, o Reddit não esclareceu o motivo por trás da decisão de demissão de Victoria Taylor. Usuários do site especulam que a demissão pode ter sido causada por uma sessão de perguntas e respostas na última quarta-feira (1) com o reverendo e ativista Jesse Jackson. A sessão causou polêmica por causa das respostas confusas dadas por Jackson às perguntas da comunidade, o que levou muitos a acreditarem que o conteúdo estava sendo editado antes de ser postado no AMA.

Vários moderadores do site ainda apontam que a demissão de Victoria também serviu apenas como a gota d'água para um ressentimento crescente da comunidade com os responsáveis pelo Reddit, que são acusados de não se comunicarem direito com os administradores e moderadores de subreddits sobre as demandas da comunidade.

Continua após a publicidade

Nesta sexta, o co-fundador do Reddit Alexis Ohanian postou uma mensagem em múltiplos fóruns pedindo desculpas pela forma como o site falhou em comunicar a demissão de Victoria e como isso impactou diversos AMAs do site. Ohanian, no entanto, não esclareceu o motivo da demissão e pediu pelo retorno de todos os subreddits para o ar.

"A mensagem de vocês foi alta e clara. A comunicação entre o Reddit e os moderadores precisa melhorar consideravelmente", escreveu. "O blackout já serviu seu propósito, e agora é hora de colocar o Reddit em funcionamento de novo. Eu sei que muitos de vocês ainda estão chateados. Nós vamos continuar a trabalhar nesses problemas com vocês, mas os usuários do site não merecem ser punidos por problemas que têm a ver com o Reddit e seus moderadores".

Fonte: The Verge, Reddit