Publicidade

Comunidades do Reddit estão "em greve"; entenda por quê

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Junho de 2023 às 09h35

Link copiado!

 Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash

Milhares de comunidades do Reddit entram "em greve" contra os novos preços das APIs da rede. Os subreddits serão configurados como "privados" por 48 horas, tornando o conteúdo inacessível para qualquer usuário que não seja inscrito.

Atualmente, segundo um levantamento divulgado na rede social, cerca de 7,2 mil subreddits aderem ao movimento. Na lista de participantes, algumas das páginas mais famosas estão presentes, como r/Apple, r/Music, r/aww e r/funny. O número de moderadores envolvidos é ainda maior: são aproximadamente 28,3 mil usuários.

Continua após a publicidade

Ao ser configurado como comunidade privada, o subreddit se torna acessível exclusivamente pelos usuários já inscritos no grupo. Portanto, a medida afeta praticamente todos os usuários da plataforma de alguma maneira — não torna o site inacessível, mas limita significativamente a circulação de conteúdo nele.

Por que o Reddit está em greve?

A greve começou a ser discutida quando a empresa anunciou a implementação do novo preço das APIs da rede social. A mudança tornaria a existência de apps alternativos ou complementares insustentável, já que custaria milhões de dólares mensalmente para que desenvolvedores independentes mantivessem os recursos funcionando.

Continua após a publicidade

O fato que catalisou a insatisfação dos usuários foi o anúncio de fechamento do app Apollo, um cliente alternativo do Reddit para iOS. O aplicativo oferece vantagens em usabilidade, como suporte a gestos e uma interface mais limpa e legível, mas custaria mais de US$ 20 milhões por ano para continuar ativo.

Continua após a publicidade

Num longo post, um dos desenvolvedores do app, Christian Selig, explicou os motivos do fim do suporte e desmentiu a acusação do CEO do Reddit, Steve Huffman, de que teria chantageado a rede social para ficar quieto. A publicação acumula mais de 210 mil upvotes — espécie de "like" do Reddit.

"Com o início do apagão do subreddit, gostaria de agradecer do fundo do meu coração à comunidade do Reddit e a todos que se levantam", tuitou Selig. "Vamos torcer para que o Reddit ouça", complementou.

App do Reddit não é "suficiente"

O aplicativo do Reddit atende as principais demandas de um usuário comum da plataforma, mas não é tão eficiente para administradores de grandes comunidades ou powerusers (termo usado para descrever usuários mais avançados) da rede social. Se o preço das APIs torna clientes alternativos inviáveis, todos serão obrigados a usar o app tradicional.

Continua após a publicidade

"Se o Reddit fosse um restaurante, apps de terceiros seriam franquias. Podemos conseguir um hambúrguer do Reddit diretamente ou de uma franquia. O endereço oficial do Reddit fica no topo de um penhasco. Pessoas com deficiência não podem chegar lá. O Reddit cobra taxas de franquia tão altas que ninguém mais pode oferecer hambúrgueres", explicou um dos moderadores do subreddit r/blind.

"A possível perda desses serviços devido à mudança de preço afetaria significativamente nossa capacidade de moderar com eficiência, afetando negativamente a experiência dos usuários em nossas comunidades e para nós como moderadores e usuários", escreveu outro usuário numa carta aberta de mods do Reddit.

Greve vai surtir efeito?

Por enquanto, o Reddit não se manifestou sobre a greve e é impossível prever se o movimento vai mudar a decisão da plataforma.