Publicidade

Como ver um perfil privado no Instagram | 3 dicas

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Claudio Schwarz/Unsplash
Claudio Schwarz/Unsplash
Tudo sobre Instagram

Quando uma conta deixa de ser pública, o conteúdo dentro dela fica restrito ao seu ciclo de amizades — isso sem contar com o filtro para os amigos próximos, que permite deixar tudo ainda mais privativo. No entanto, dá para tentar ver um perfil privado no Instagram se você seguir algumas dicas básicas para isso.

3 dicas para ver um perfil privado no Instagram

Se você deseja ter acesso a fotos, vídeos e lista de contatos de uma conta privada no Instagram, é possível recorrer a alguns procedimentos para tentar driblar essa trava:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  1. Seguir a conta
  2. Conversar com a pessoa
  3. Verifique outras redes sociais

Vale avisar, no entanto, que a prática de stalking é considerada crime e pode render punições como reclusão de seis meses a dois anos além de multa. Portanto, saiba mensurar seus limites, pois a internet não é lugar de ninguém.

1. Seguir a conta

Não tem como dar início à lista sem sugerir a ação mais básica para ver um perfil privado no Instagram: simplesmente siga a conta em questão. Ou seja:

  1. Abra o Instagram;
  2. Entre no perfil na pessoa;
  3. Selecione o botão “Seguir”.

Assim que a sua solicitação for aprovada, você imediatamente terá acesso a todo o conteúdo do perfil — exceto ao material publicado no Close Friends (Amigos Próximos, em português) da pessoa.

2. Conversar com a pessoa

Uma dica para “quebrar o gelo”, caso se trate de alguém desconhecido, é enviar uma mensagem para a pessoa se apresentando e explicar por que você começou ou deseja segui-la. 

Continua após a publicidade

Você pode se apresentar e ser sincero quanto às intenções. Mas vale reforçar: seja educado na abordagem e saiba aceitar um não, caso o perfil se recuse a conceder acesso. Ter educação e bom senso nunca é demais.

3. Verifique outras redes sociais

Em algumas situações, a pessoa pode ter apenas a conta do Instagram restrita enquanto mantém outras redes sociais abertas. Dessa forma, vale conferir os perfis do X, Threads, Bluesky, Facebook e afins, se você deseja acompanhar as publicações.

Também há quem deixa o Threads aberto enquanto as fotos e vídeos do Instagram só podem ser acessados por um público restrito.

Continua após a publicidade

Não consegui visualizar, o que fazer?

Nem sempre uma conta pode estar de fato trancada, pois há casos em que ela simplesmente pode ter bloqueado o seu perfil, dando a impressão que ela passou para o modo privativo.

Não há muito o que fazer caso você tenha sido bloqueado por alguém no Instagram, a não ser que essa pessoa revogue o impedimento. No entanto, para desencargo de consciência, é possível usar uma tática para checar se você realmente foi “enxotado” no perfil da pessoa.

Faça o seguinte esquema (e sem logar na sua conta do Instagram):

Continua após a publicidade
  1. Abra o seu navegador;
  2. Entre em modo anônimo;
  3. Digite instagram.com/[arroba do perfil] (instagram.com/canaltech, por exemplo);
  4. Pressione enter para acessar a conta.

Caso você consiga visualizar o feed público na navegação anônima do seu browser, é sinal que a pessoa pode ter bloqueado o seu perfil.

Evite ferramentas que prometem acesso ao perfil

Até existem aplicativos e sites que prometem “desbloquear” perfis privados para você ter acesso ao conteúdo deles sem a necessidade de ter a solicitação de amizade aceita.

Continua após a publicidade

No entanto, vale tomar muito cuidado e evitar essas ferramentas nada confiáveis, pois muitas delas são armadilhas para coletar dados pessoais ou induzir o usuário a fazer download de softwares maliciosos, podendo até mesmo aplicar golpes e dar um baita prejuízo financeiro dependendo do nível de acesso concedido.

Testes realizados com esses serviços frequentemente incluem um passo de “verificação humana” que exige o preenchimento de formulários. Os links fornecidos são bem questionáveis por representar riscos à segurança digital do usuário.

Além disso, o próprio Instagram remove frequentemente diversas ferramentas por uso indevido de sua API (interface de programação de aplicativos usada no desenvolvimento web e de softwares).

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: COMO MUDAR A SENHA DO INSTAGRAM? #Shorts