Como vender pelo Instagram —um guia completo

Como vender pelo Instagram —um guia completo

Por Guilherme Peixoto Artiles | 04 de Outubro de 2021 às 10h00
Reprodução/Instagram

O Instagram é uma rede social que possui forte apelo visual, com marcas e lojas de diversos portes utilizando a plataforma e aproveitando o aspecto visual da mesma para se posicionar e divulgar os seus produtos, direcionando os possíveis clientes para as páginas desejadas.

Embora os mais favorecidos pelo visual da rede sejam os produtos que se enquadram em decoração, ou os que causam um grande impulso pela aparência (como os alimentos), itens das mais diversas categoias estão sendo anunciados no Instagram e podem utilizar das ferramentas que o próprio aplicativo dispõe para aumentar as vendas e se posicionar como um ótimo canal.

Entenda tudo sobre como vender pelo Instagram nesse guia completo que preparamos logo abaixo:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Iniciando um perfil profissional para a sua loja

Se sua intenção é criar um perfil para o seu negócio, você precisa se certificar de que ele seja reconhecido pelo seu público como um perfil profissional. Isso inclui a descrição da bio (a área sobre o seu perfil) contendo informações sobre o objetivo da sua loja ou marca e o que fazem no mercado.

Na área de inserção de links, é recomendado utilizar o link de sua loja virtual, sua loja em Marketplaces, ou direcionar para um site que mostra as várias opções de redirecionamento, caso você esteja presente em mais canais de venda (O Linktree é um exemplo desses redirecionadores com várias opções para o usuário que acessa, e pode ser configurado gratuitamente).

Além desses detalhes, converter a sua conta para uma “conta comercial” nas configurações do perfil é o que permitirá analisar as estatísticas da sua conta, isso é, o alcance das publicações, interações, impressões e principalmente: a obter mais dados sobre o comportamento do público que você está alcançado, para aprimorar suas postagens e estratégias.

Criando conteúdo para o público ideal

Sabendo que o Instagram possui um forte apelo visual, as fotos focadas nos seus produtos e todo o conteúdo que você produzirá na rede devem ser publicadas em alta resolução. Caso contrário, elas não passarão uma impressão profissional sobre sua loja ou marca.

Nas descrições das publicações, utilize hashtags relevantes para o seu público-alvo (cerca de 4 a 5 hashtags por postagem).

Conteúdo sobre os seus produtos e valores da sua empresa também são ótimas opções para despertar interesse e fidelizar o público. Esses conteúdos não devem visar os aspectos e características físicas dos produtos, mas sim os benefícios reais que agregam e o que a sua marca visa entregar para os clientes.

Utilize também do poder dos Stories (função de vídeo ou imagem disponibilizada por 24 horas) para mostrar os “bastidores” do seu trabalho, preparações, comunicados e alcançar um contato mais direto com o seu público através de interações.

Função “loja” para a sua conta comercial

Com o objetivo de auxiliar o direcionamento para páginas específicas de produtos, o Instagram possui a função “loja”. Esse recurso é um das maiores responsáveis pela possibilidade de vender pela rede social, que permite cadastrar os seus produtos em uma parte destacada do seu perfil, inserindo fotos, preços (com opções de descontos se necessário), descrições e um botão de compra.

No botão de compra, você pode inserir o link desejado, onde é recomendado colocar o link da página do produto específico, e não uma página inicial da sua loja ou vitrine geral.

O Instagram pode ser uma poderosa plataforma de vendas (Imagem:  Divulgação/Instagram)

Anúncios pagos na plataforma

Você também tem a opção de criar campanhas de anúncios dentro do Instagram, e até mesmo utilizar o mesmo conjunto de anúncios no Facebook através de vinculação.

Os anúncios são funções pagas com orçamento diário especificado de acordo com o que desejar. Mas você pode investir pouco e colher bons resultados em engajamento relevante no seu perfil ou em vendas ao redirecionar o anúncio para o seu site (ou página de Marketplace) com um botão “clicável”.

Vendendo pelo Instagram sem uma estrutura complexa

Não é necessário possuir uma loja virtual própria para vender pelo Instagram. Você pode vender através dos maiores Marketplaces do Brasil (Americanas, Mercado Livre, Magalu, etc.) ao se cadastrar neles e então utilizar o Instagram para direcionar o seu público às suas páginas de vendas, sem a necessidade de criar um site.

Se você ainda não vende através de Marketplaces e deseja entender mais sobre os custos envolvidos, acesse gratuitamente o nosso simulador de vendas, onde você pode simular o quanto irá lucrar com cada um dos seus produtos e visualizar a porcentagem dos maiores players do mercado de Marketplaces. Clique aqui para acessar gratuitamente.

No Instagram, também é possível conciliar essa estratégia dos Marketplaces com o uso de loja virtual própria sem problema algum, utilizando os redirecionadores que citamos anteriormente ou alternando entre os links que você inserir nos anúncios.

A Hubsales fornece um serviço de integração da sua loja com as plataformas de Marketplaces.

Elaboramos todos os cadastros de produtos, criando as descrições de forma personalizada, definindo o mix de produtos ideal e auxiliando o empreendedor nos processos de precificação. Integramos todos os Marketplaces e gerência de estoque em um único lugar, realizando toda essa parte operacional e facilitando o seu trabalho para que você possa se preocupar com o que é mais importante: vender.

Oferecemos todo o suporte de forma direta com preço acessível para todos os portes de negócio.

*Artigo produzido por colunista com exclusividade ao Canaltech. O texto pode conter opiniões e análises que não necessariamente refletem a visão do Canaltech sobre o assunto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.