Como vender no Instagram | Guia Prático

Como vender no Instagram | Guia Prático

Por Felipe Freitas | Editado por Bruno Salutes | 09 de Fevereiro de 2022 às 10h40
Canaltech/Felipe Freitas

Começar a vender no Instagram, pode ser uma ótima maneira de trazer seu negócio para as redes sociais. Hoje em dia, começar uma loja online é uma realidade cada vez mais acessível graças às ferramentas profissionais que estão disponíveis no Facebook, Instagram e WhatsApp.

Dessa maneira, é possível se aproximar de novos clientes e criar um ótimo relacionamento através de redes como o Instagram. No entanto, ainda que essas ferramentas sejam gratuitas, muitas pessoas ficam em dúvida sobre: “Como vender no Instagram?”. Nesta matéria, veja um guia prático de como começar a vender na rede social!

Você pode abrir uma loja no Instagram (Imagem: Canaltech/Felipe Freitas)

Quais são os requisitos para vender no Instagram?

Para começar a vender no Instagram, é necessário ter um site ou um catálogo de produtos físicos cadastrados no Facebook Business. Essa ferramenta é essencial para comércios na rede social, você pode fazer isso gratuitamente através do painel “Gerenciador de Comércio”. Além disso, também é necessário converter sua conta em profissional no Instagram. Em suma, esses são os principais requisitos:

  • Vender um produto físico;
  • Ter uma conta profissional;
  • Cadastrar sua loja e seu catálogo ao Facebook Business;
  • Representar sua empresa e seu domínio na rede social;
  • Estar em conformidade com as políticas da empresa Meta (Facebook).

    As pessoas podem explorar catálogos e encontrar produtos no Instagram Shopping (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Transforme sua conta em profissional no Instagram

Para começar a vender no Instagram, o pontapé inicial é converter o perfil da sua empresa em uma conta profissional, veja como fazer nas próximas linhas:

  1. Acesse seu “Perfil”;
  2. Toque em “Menu”;
  3. Então, selecione “Configurações”;
  4. Feito isso, abra a categoria “Conta”;
  5. Selecione a opção “Mudar para conta profissional”;
  6. Em seguida, toque em “Continuar”;
  7. Marque a opção “Empresa” para adicionar uma conta estilo comercial;
  8. Por fim, selecione a categoria que melhor se encaixa com sua empresa.

    Você pode transformar sua conta em profissional gratuitamente (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Com tudo certo, essa mudança permite que você visualize estatísticas de crescimento e tenha acesso ao “Painel profissional” do Instagram.

Gerencie sua loja no painel do Facebook Business

Caso você ainda não tenha um site comercial, é possível cadastrar seus produtos online no Facebook Business através da página Gerenciador de Comércio. Confira nas próximas linhas:

  1. Acesse a página do Gerenciador de comércio (Web) e clique em “Começar”;
  2. Marque a opção “Criar uma loja” e clique em “Começar”;
  3. Clique em “Avançar”. Se você usa uma plataforma parceira do Facebook como Shopify, BigCommerce ou outras, clique em "Sincronizar uma plataforma de parceiro";
  4. Então, escolha o método de finalização de compra;
  5. Em seguida, selecione os canais de venda, ou seja, suas páginas do Facebook ou Instagram;
  6. Feito isso, crie um catálogo de produtos e termine o processo;
  7. Para adicionar novos itens ao seu catálogo, acesse a aba "Catálogo" no menu esquerdo, clique em "Adicionar itens" e realize o preenchimento manual das informações do seu produto.

    Crie uma loja no gerenciador de negócios do Facebook (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Conecte sua página do Facebook ao Instagram

Caso você tenha uma página no Facebook, você pode vinculá-la ao seu perfil profissional com facilidade, isso pode te ajudar a encontrar catálogos e produtos já cadastrados. Veja como fazer:

  1. Toque em “Editar Perfil”;
  2. Selecione a opção “Página”;
  3. Feito isso, você pode selecionar se deseja “Criar uma página do Facebook” ou “Conectar uma página existente”;
  4. Com tudo certo, é só tocar em “Entrar no Facebook” para vincular sua página ao perfil.

    Vincule sua página do Facebook ao seu perfil do Instagram (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Adicione sua loja na conta do Instagram

  1. Em “Perfil”, toque em “Adicionar loja”;
  2. Clique em “Começar”;
  3. Em seguida, toque em “Conectar conta do Facebook”;
  4. Então, selecione o catálogo de produtos adicionado anteriormente e clique em “Avançar”;
  5. Feito isso, insira um link para seu site ou página do Facebook;
  6. Por fim, confira os detalhes e depois toque em “Enviar para análise”.
  7. Sua loja será analisada pela equipe do Instagram. Vale lembrar que a resposta pode levar alguns minutos ou até mesmo um dia.

    Adicione sua loja ao Instagram (Captura de tela: Canaltech/Felipe Freitas)

Faça posts compráveis dos seus produtos

Após a aprovação, você já pode começar a vender e criar posts de produtos no Instagram. Veja como criar um post comercial:

  1. Em seu “Perfil”, toque em “Configurações”;
  2. Acesse a aba “Empresas” e selecione categoria “Loja”;
  3. Em seguida, você poderá visualizar todos os seus produtos cadastrados;
  4. Crie normalmente uma publicação e, antes de finalizá-la, clique na opção "Marcar produtos", que passou a ficar disponível;
  5. Daí é só marcar um dos produtos listados em sua loja;
  6. Com tudo certo, é só tocar em “Compartilhar publicação” para colocar um produto na linha do tempo.

    Você pode adicionar produtos em suas publicações da linha do tempo (Captura de tela: Canaltech/ Matheus Bigogno)

Assim, você também pode apostar no compartilhamento de fotos e vídeos do seu produto. Com essas dicas fica mais fácil trazer seu negócio para o Instagram. Gostou dessa matéria? Compartilhe essas dicas com seus amigos!

Fonte: Facebook BusinessInstagram Shopping

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.