Como usar o Mastodon | Primeiros passos

Como usar o Mastodon | Primeiros passos

Por Lu do Magalu | Editado por Guadalupe Carniel | 26 de Abril de 2022 às 14h46
Reprodução/Mastodon

Já usaram o Mastodon, gente? A rede social, inspirada pelo Twitter, entrou nas rodas de discussões recentemente e já tem mais de 4 milhões de usuários. Hoje vou falar um pouquinho dela, mostrando como usar e fazer parte dessa plataforma incrível!

O Mastodon é uma rede social que dá a impressão de termos acesso ao e-mail, ao Twitter e ao Reddit em um único lugar. Parece uma confusão, mas não é não, gente! Quando vocês criarem um perfil, vão receber um registro interno, o @mastodon.social. É com ele que vocês vão acessar comunidades, conversar com outros usuários e, claro, acessar a rede.

Fiquem tranquilos, porque é bem fácil de usar. Ah! E quem usa muito o Twitter vai aprender rapidinho os caminhos com as dicas que vou dar da rede social.

Como usar o Mastodon

No canto direito vocês encontram os principais menus para navegar! É ali que acessam as conversas que estão tendo com alguém, encontram novas tendências, controlam as preferências de perfil e também exploram as publicações da rede social. Falando em explorar, esse menu é bastante importante, viu?

É nele que vocês mergulham no universo da rede social, encontrando outros usuários para seguir, as novidades que todo mundo está comentando, posts importantes e as hashtags mais usadas no momento!

No canto direito o usuário encontra os menus de navegação da rede social, à esquerda podem realizar posts utilizando a caixa de texto (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Ah, e como vocês postam algo? É ali na esquerda, gente! Vocês podem escrever o que estão pensando, em até 500 caracteres, inserir vários emojis e criar enquetes. Aí é só clicarem em "Toot" e pronto, já vai estar publicado na sua página principal.

Comunidades

Gente, o Mastodon funciona de um jeitinho diferente: não existe um servidor específico, cada cantinho é único e administrado por um ou mais usuários que fazem parte dele. Chamadas Instances, essas comunidades são criadas e gerenciadas pelas pessoas, transformando o uso em uma experiência social bem legal, né?

Para encontrar uma que vocês queiram participar, é só entrar no Join Mastodon e, como podem ver na imagem abaixo, são divididas por categorias. Daí é só acessar uma delas e encontrar a que mais interessar! Bem fácil, né, gente?

Vários temas de comunidades estão disponíveis para os usuários (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Gostaram do Mastodon? Fiquem de olho que em breve eu volto com mais dicas sobre redes sociais! Até já, pessoal!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.