Como usar a fonte secreta do Instagram em textos do Stories

Como usar a fonte secreta do Instagram em textos do Stories

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 08 de Outubro de 2021 às 18h00
Felipe Freitas/Canaltech

Como toda rede social que se preze, o Instagram (Android | iOS | Web) conta com alguns truques na manga que a própria plataforma não revela oficialmente aos usuários. Uma dessas funções é a fonte secreta “Papyrus”, que pode ser usada no Stories do aplicativo.

O nome é uma referência à palavra “papiro”, que serviu de suporte para a escrita no Egito Antigo. Por esta razão, a fonte segue o mesmo estilo tipográfico, característico da época. Quer saber como ativar o recurso secreto no Instagram? Aprenda no tutorial a seguir.

Como usar a fonte secreta do Instagram em textos do Stories

Passo 1: na tela inicial do seu Instagram, abra a função de Stories tocando no círculo com a sua foto ou no botão de “+”, para criar uma nova publicação.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para usar a fonte secreta do Instagram, primeiro vamos criar um Stories (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: capture uma foto ou vídeo no Stories. Depois, toque no ícone “Aa”, no canto superior direito da tela, para abrir a opção de texto.

Selecione a ferramenta para escrever texto no Stories. É a partir dela que a fonte secreta pode ser usada (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: procure pela fonte que segue o mesmo estilo da Comic Sans.

A fonte no estilo Comic Sans esconde o truque da fonte secreta "Papyrus" (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: digite a palavra “papyrus" (sem as aspas). Ao terminar de digitar, o texto vai assumir o estilo tipográfico que remete aos antigos escritos egípcios.

À esquerda, a fonte ainda é no estilo Comic Sans. No entanto, quando a palavra "Papyrus" for escrita por completo (à direita), aí sim ela adota o estilo tipográfico da escrita antiga do Egito (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: agora é só escrever o texto que quiser, mantendo o estilo da fonte Papyrus.

O texto que você escrever ficará no estilo da fonte secreta "Papyrus" (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: faça suas edições, como mudar a cor do texto ou adicionar um efeito animado ao texto.

Use as ferramentas de edição para alterar a cor, fundo e efeito do texto. Se quiser, também acrescente GIFs, hashtags, figurinhas e outros elementos no Stories (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: quando finalizar as edições, é só tocar em “Enviar”, no canto inferior direito da tela, e continuar para a publicação do seu Stories.

Com tudo pronto, agora é partir para a última etapa antes de publicar o Stories com a fonte secreta "Papyrus" (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Pronto! Você aprendeu a usar a fonte secreta “Papyrus" no Stories do Instagram. Curiosamente, a fonte ainda não foi implementada na lista de fontes disponíveis da rede social. Quem sabe um dia, não é mesmo?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.