Como colocar respostas automáticas no Instagram

Como colocar respostas automáticas no Instagram

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 22 de Junho de 2021 às 12h10
Stockcatalog/Flickr

O Instagram (Android l iOS l Web) possui uma série de recursos voltados para empresas, lojas virtuais e contas do gênero. De modo geral, o objetivo é otimizar a interação com os clientes e, por consequência, facilitar o processo de venda. Embora ofereça ferramentas interessantes, o Instagram oferece mecanismos para o envio de respostas automáticas de forma bastante limitada.

No total, foram implementados dois recursos que possibilitam cerca automatização e podem facilitar o trabalho de quem realiza vendas na plataforma. O primeiro deles, chamado Respostas Salvas, permite a criação de mensagens prontas que, posteriormente, são sugeridas pelo aplicativo através de atalhos no teclado. O segundo recurso é conhecido como Perguntas Frequentes que, como o nome já denuncia, permite a criação de uma certa quantidade de respostas automáticas para dúvidas comuns.

Vale frisar que ambas as possibilidades somente estão disponíveis para contas comerciais e empresarias. Confira, a seguir, o passo a passo para habilitar e utilizar essas funções.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como habilitar Respostas Salvas no Instagram

Passo 1: acesse o Instagram e, na página de perfil, clique no ícone de três traços no canto superior direito;

Abra o menu de opções para acessar o recurso. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 2: na janela que será exibida em seguida, selecione o menu “Configurações”;

As Respostas Salvas ficam dentro do menu "Configurações". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 3: feito isso, toque sobre a opção “Criador de conteúdo”;

Acesse as opções dedicadas aos criadores de conteúdo. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 4: você verá, então, uma série de recursos com foco comercial, entre eles o Respostas Salvas. Dê um clique sobre o nome da ferramenta para acessá-la;

Clique em "Respostas Salvas". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 5: agora, para criar uma resposta salva, toque sobre o ícone de “+” do lado direito da tela;

Para adicionar uma nova mensagem, clique símbolo de "+" ou ainda em "Nova resposta salva". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 6: no campo “Atalho”, insira a palavra que iniciará a resposta. Assim, no momento em que você digitar o termo, a mensagem será sugerida pelo aplicativo. No campo abaixo, digite o texto completo;

Preencha todas as informações necessárias. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 7: feito isso, clique em “Salvar”;

Para concluir, toque no botão "Salvar". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 8: na próxima página, você verá todas as respostas salvas. Para excluí-las ou editá-las, deslize as respostas para a esquerda.

Caso queira deletar ou editar a mensagem criada, arraste-a para a esquerda. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela) 

Como usar o recurso na prática

Se o processo para habilitar o recurso já é bastante fácil, ainda mais simples é o seu uso. A seguir, explicamos o que você deve fazer para a mágica acontecer.

Passo 1: na página inicial do Instagram, toque sobre o balão de fala no canto superior direito para acessar o chat;

Acesse as Mensagens Diretas do Instagram. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 2: selecione a mensagem que deseja responder;

Abra a mensagem que você deseja responder. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 3: no campo de digitação, escreva o atalho que você determinou no momento de criação da resposta. Feito isso, o aplicativo exibirá um balão de mensagem na cor azul do lado direito. Clique sobre ele;

Digite, então, o atalho que você virou para a resposta salva e clique no balão azul. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 4: clique sobre ele e a resposta salva será exibida logo em seguida. Edite o texto, se necessário, e envie a mensagem.

A mensagem será exibida como você programou. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Como usar o recurso Perguntas Frequentes

Como explicamos anteriormente, o Perguntas Frequentes permite que o usuário elabore até quatro respostas automáticas que solucionem dúvidas comuns dos seguidores. Veja como utilizar a ferramenta abaixo.

Passo 1: acesse a aba “Criador de conteúdo”, como explicado no passo a passo anterior e selecione o recurso “Perguntas Frequentes”;

Para habilitar a ferramenta Perguntas Frequentes, clique sobre ele. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 2: na tela seguinte, clique em “Configurar” para iniciar o processo;

As perguntas, uma vez criadas, ficarão disponíveis no início da conversa. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 3: preencha o campo “Pergunta” e depois insira uma resposta no espaço abaixo;

Insira uma pergunta que seus clientes geralmente te fazem e, claro, a respectiva resposta. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 4: por fim, clique em “Salvar”.

Toque em "Salvar" para confirmar a ação. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

As mensagens serão exibidas no início do bate-papo com a sua conta. Assim, seguidores e clientes em potencial podem sanar eventuais dúvidas imediatamente, deixando o atendimento mais eficiente e fluído.

Como enviar respostas automáticas com o Facebook

Embora não seja possível criar respostas automáticas de forma livre e desimpedida no Instagram, o Facebook entrega essa facilidade para os usuários. Existe, contudo, um importante pré-requisito para utilizar a ferramenta no Direct: é preciso que você tenha uma página comercial na plataforma e que ela esteja conectada à sua conta do Instagram. Caso você não tenha interesse em administrar uma página somente para ter acesso à ferramenta, recomendamos a criação de uma fictícia, como fizemos para realizar esse tutorial.

Aliás, vale destacar que, se essa for a sua primeira vez utilizando o gerenciador do Facebook, será necessário liberar o acesso ao chat do Instagram.

Passo 1: superada a fase preparatória, entre na sua página do Facebook e, do lado esquerdo da tela, selecione a aba “Caixa de Entrada”;

Vincular a sua conta do Instagram a uma página comercial do Facebook abre um leque de recursos muito interessantes para quem trabalha com essas redes sociais. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 2: em seguida, clique sobre a opção “Automated Responses”, na mesma direção;

Em "Automated Responses", estão diversos padrões de mensagens automatizadas. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 3: você verá a aba de Respostas Automáticas que possui uma série de variações, incluindo a função “Perguntas Frequentes” (que também podem ser configurada pelo Facebook). Entre as opções disponíveis, escolha “Resposta Instantânea”;

Neste tutorial, utilizaremos a Resposta Instantânea. Mas, você pode aproveitar a oportunidade para explorar as demais opções por conta própria. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 4: com isso o recurso será habilitado e você poderá criar a resposta automática, clicando em “Editar mensagem”;

Para criar uma resposta rápida, clique em "Editar mensagem". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 5: na janela “Mensagem”, escreva o texto. Aqui, é possível manter o modelo de mensagem personalizado (com o nome do usuário) ou optar pelo estilo genérico, basta clicar no “x” ao lado do nome de exemplo;

Aqui, você pode programar mensagens personalizadas e ainda inserir emojis para adotar um tom mais descontraído. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Passo 6: para concluir, clique no botão “Salvar”, no canto superior direito da tela.

Do lado direito da tela, você verá como a mensagem será exibida para o usuário. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de Tela)

Pronto! Agora você conhece novas maneiras de automatizar o seu atendimento pelo Instagram.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.