Como saber quem visitou meu perfil no Facebook

Como saber quem visitou meu perfil no Facebook

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 28 de Junho de 2022 às 08h30
Glen Carrie/Unsplash

Quem usa o Facebook já pode ter se perguntado se tem como saber quem visitou meu perfil no Facebook. Atualmente, a rede social não oferece nenhum recurso nativo que mostre essa informação, embora alguns truques para consegui-la funcionassem até então.

Para responder essa e outras dúvidas, veja a seguir se é possível descobrir quais pessoas acessaram seu perfil no Facebook. Saiba também o que a plataforma diz oficialmente sobre o assunto e se podemos esperar por essa funcionalidade algum dia no serviço.

Tem como saber quem visitou meu perfil no Facebook?

Por enquanto, não. Ainda não tem como saber quem visitou seu perfil no Facebook. Contudo, um método simples pode driblar a ausência desse recurso. Basta acessar o código fonte do Facebook e pesquisar por um número de 15 dígitos que corresponde ao número de identificação do perfil de usuário no Facebook.

A opção só funciona na versão desktop do Facebook, então você precisará abrir o site da rede social em um navegador:

  1. Acesse “facebook.com” (sem aspas);

  2. Faça login com os dados da sua conta e entre no seu perfil;

  3. Clique com o botão direito do mouse em qualquer área e vá em “Exibir código fonte da página”;

  4. Na nova aba que se abrir, use o atalho “Ctrl + F” no teclado para abrir uma barra de busca;

  5. Pesquise por “BUDDY_ID" (sem aspas);

  6. Para cada tag “BUDDY_ID”, você verá um número de 15 dígitos entre aspas. Copie esse número;

  7. Abra uma nova aba no navegador e, na barra de endereço, digite “facebook.com/" junto com o código de 15 dígitos. Exemplo: “facebook.com/123456789123456”. Aperte a tecla Enter.
Abra o código fonte da página para saber quem visitou seu perfil no Facebook (Captura de tela: Caio Carvalho)

Pronto. Quando você apertar Enter no teclado, o Facebook vai carregar o perfil da pessoa que acessou seu perfil no Facebook recentemente.

O que diz o Facebook?

O comunicado oficial do Facebook é o seguinte: "Não, o Facebook não permite rastrear quem visualiza seu perfil. Aplicativos de terceiros também não podem fornecer essa funcionalidade. Se encontrar um aplicativo que afirma oferecer esse recurso, denuncie-o”.

Portanto, o Facebook considera ilegal que ferramentas online e aplicativos de terceiros burlem essa característica e permitam o usuário de saber quem visitou o perfil no Facebook. Logo, não é recomendado aderir a esse tipo de app, já que a rede social dá a entender que não lançará a funcionalidade no futuro.

E outras redes sociais?

Assim como o Facebook, o Twitter não tem uma função para saber quem visitou seu perfil. Mas aplicativos de terceiros podem exibir essa informação. Só não se esqueça de trocar a senha da sua conta do Twitter caso utilize alguma dessas ferramentas, pois nenhuma é totalmente segura.

Sites e aplicativos de terceiros também podem ser usados para saber quem visitou seu perfil no Telegram. O LinkedIn, por sua vez, é uma das poucas redes sociais que possui o recurso nativamente, mas você precisa ser assinante do serviço para ver a lista completa de visitantes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.