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Como obter o selo azul de verificado no LinkedIn | Guia Prático

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

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 Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre LinkedIn

Assim como em outras redes sociais, o LinkedIn permite adicionar um selo de verificação para confirmar a identidade de um perfil pessoal. A marcação ajuda a atestar que todas as informações são verdadeiras e evita a presença de contas falsas por lá.

O serviço foi liberado no Brasil apenas em 2023 para algumas empresas selecionadas, mas é possível entrar numa lista de espera para aguardar a expansão da cobertura, caso ele ainda não esteja disponível para você. É possível obter o selo de duas formas diferentes: com o e-mail corporativo e com a ferramenta Persona, que faz a leitura de documentos com NFC, como um passaporte.

Como funciona a verificação do LinkedIn

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A verificação é um procedimento gratuito e opcional, usado para confirmar a identidade, local de trabalho e instituição de ensino de um perfil na plataforma. A marcação fica visível na conta, mas o usuário pode removê-la a qualquer momento.

Além do uso de e-mail profissional e do Persona, o LinkedIn também possibilita autenticar as informações da conta pela plataforma Microsoft Entra e com licenças do LinkedIn Learning. No entanto, as opções são liberadas apenas a empresas selecionadas.

Como entrar na lista de espera da verificação de conta

No Brasil, a fase inicial para verificar contas abrange apenas algumas empresas selecionadas, mas a rede garante que vai ampliar a cobertura — por isso, a função pode demorar a aparecer para você.

A única alternativa nesse caso é entrar na lista de espera da plataforma. Quando o recurso estiver disponível para sua empresa, você receberá um aviso:

  1. Acesse linkedin.com/verify;
  2. Entre com sua conta pessoal;
  3. Selecione “Entrar na lista de espera”.

Como cadastrar um e-mail profissional no LinkedIn

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Antes de pedir pelo selo de verificado, é necessário cadastrar o e-mail profissional no seu perfil do LinkedIn. A plataforma aceita apenas os endereços com domínio próprio (“nome@nomedaempresa.com.br”, por exemplo).

O e-mail profissional funciona como uma forma secundária de login e não substitui o endereço pessoal.

No computador

Siga estes passos para adicioná-lo no PC:

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  1. Abra o LinkedIn;
  2. Clique na aba “Eu”;
  3. Selecione “Configurações e privacidade”;
  4. Clique em “Acesso e Segurança”;
  5. Acesse “Endereços de E-mail”;
  6. Clique em “Adicionar e-mail”;
  7. Adicione o endereço profissional;
  8. Confirme com o código de seis dígitos recebido na caixa de entrada.

No celular

Siga estes passos para realizar a ação no celular:

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  1. Toque na foto de perfil;
  2. Selecione “Configurações”;
  3. Vá em “Acesso e segurança”;
  4. Toque em “Endereços de e-mail”;
  5. Adicione o novo endereço;
  6. Confirme com o código de seis dígitos enviado para a conta.

Como obter o selo de verificado no LinkedIn pelo e-mail

Com o e-mail cadastrado e o recurso liberado para sua empresa, você pode seguir estes passos:

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  1. Abra seu perfil no LinkedIn via computador ou celular;
  2. Selecione o ícone “Mais”, também representado por um botão de três pontos;
  3. Acesse “Sobre este perfil”;
  4. Pressione “Verificar agora”.

Como obter o selo de verificado no LinkedIn pelo Persona

Essa medida também depende da chegada da função para sua empresa e exige apenas um documento oficial com NFC, como os passaportes com chips. Nesse caso, o nome do perfil precisa ser idêntico ao do documento.

É recomendável seguir as instruções pelo celular:

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  1. Abra o perfil;
  2. Selecione o ícone de três pontos;
  3. Pressione “Sobre este perfil”;
  4. Toque em “Verificar agora”;
  5. Escolha o Persona e aceite os termos;
  6. Tire uma foto do documento;
  7. Escaneie o chip NFC;
  8. Envie uma foto;
  9. Confirme todas as informações.

O recurso ajuda a criar uma rede com mais perfis verdadeiros. Caso você administre uma LinkedIn Page e encontre contas falsas, saiba como removê-las.