Como obter o selo azul de verificado no LinkedIn | Guia Prático
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Assim como em outras redes sociais, o LinkedIn permite adicionar um selo de verificação para confirmar a identidade de um perfil pessoal. A marcação ajuda a atestar que todas as informações são verdadeiras e evita a presença de contas falsas por lá.
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O serviço foi liberado no Brasil apenas em 2023 para algumas empresas selecionadas, mas é possível entrar numa lista de espera para aguardar a expansão da cobertura, caso ele ainda não esteja disponível para você. É possível obter o selo de duas formas diferentes: com o e-mail corporativo e com a ferramenta Persona, que faz a leitura de documentos com NFC, como um passaporte.
Como funciona a verificação do LinkedIn
A verificação é um procedimento gratuito e opcional, usado para confirmar a identidade, local de trabalho e instituição de ensino de um perfil na plataforma. A marcação fica visível na conta, mas o usuário pode removê-la a qualquer momento.
Além do uso de e-mail profissional e do Persona, o LinkedIn também possibilita autenticar as informações da conta pela plataforma Microsoft Entra e com licenças do LinkedIn Learning. No entanto, as opções são liberadas apenas a empresas selecionadas.
Como entrar na lista de espera da verificação de conta
No Brasil, a fase inicial para verificar contas abrange apenas algumas empresas selecionadas, mas a rede garante que vai ampliar a cobertura — por isso, a função pode demorar a aparecer para você.
A única alternativa nesse caso é entrar na lista de espera da plataforma. Quando o recurso estiver disponível para sua empresa, você receberá um aviso:
- Acesse linkedin.com/verify;
- Entre com sua conta pessoal;
- Selecione “Entrar na lista de espera”.
Como cadastrar um e-mail profissional no LinkedIn
Antes de pedir pelo selo de verificado, é necessário cadastrar o e-mail profissional no seu perfil do LinkedIn. A plataforma aceita apenas os endereços com domínio próprio (“nome@nomedaempresa.com.br”, por exemplo).
O e-mail profissional funciona como uma forma secundária de login e não substitui o endereço pessoal.
No computador
Siga estes passos para adicioná-lo no PC:
- Abra o LinkedIn;
- Clique na aba “Eu”;
- Selecione “Configurações e privacidade”;
- Clique em “Acesso e Segurança”;
- Acesse “Endereços de E-mail”;
- Clique em “Adicionar e-mail”;
- Adicione o endereço profissional;
- Confirme com o código de seis dígitos recebido na caixa de entrada.
No celular
Siga estes passos para realizar a ação no celular:
- Toque na foto de perfil;
- Selecione “Configurações”;
- Vá em “Acesso e segurança”;
- Toque em “Endereços de e-mail”;
- Adicione o novo endereço;
- Confirme com o código de seis dígitos enviado para a conta.
Como obter o selo de verificado no LinkedIn pelo e-mail
Com o e-mail cadastrado e o recurso liberado para sua empresa, você pode seguir estes passos:
- Abra seu perfil no LinkedIn via computador ou celular;
- Selecione o ícone “Mais”, também representado por um botão de três pontos;
- Acesse “Sobre este perfil”;
- Pressione “Verificar agora”.
Como obter o selo de verificado no LinkedIn pelo Persona
Essa medida também depende da chegada da função para sua empresa e exige apenas um documento oficial com NFC, como os passaportes com chips. Nesse caso, o nome do perfil precisa ser idêntico ao do documento.
É recomendável seguir as instruções pelo celular:
- Abra o perfil;
- Selecione o ícone de três pontos;
- Pressione “Sobre este perfil”;
- Toque em “Verificar agora”;
- Escolha o Persona e aceite os termos;
- Tire uma foto do documento;
- Escaneie o chip NFC;
- Envie uma foto;
- Confirme todas as informações.
O recurso ajuda a criar uma rede com mais perfis verdadeiros. Caso você administre uma LinkedIn Page e encontre contas falsas, saiba como removê-las.