4 dicas para identificar um perfil fake no Instagram

Por André Lourenti Magalhães | 20 de Julho de 2020 às 16h00
Reprodução: Instagram
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

Os perfis falsos ou fakes são um grande problema em redes sociais. São vários os casos em que contas são criadas com o intuito de trazer desinformação ou induzir possíveis seguidores a golpes e outros tipos de prejuízos. Ainda que muitas redes desenvolvam medidas para conter a criação de fakes, inclusive declaradas em termos de uso, é possível deparar-se com contas enganosas.

Para essas situações, existem alguns mecanismos e dicas úteis para a identificação de um perfil falso. A maioria delas envolve notar os comportamentos dessas contas: número de seguidores e de contas seguidas, fotos de perfil, nomes de usuário, publicações, entre outros. Veja, abaixo, algumas formas de identificar um perfil fake no Instagram.

1. Acesse informações da conta

Recurso possibilita acessar mais informações de uma conta (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Desde 2018, o Instagram disponibilizou a opção "Sobre esta conta" em perfis com alto número de seguidores ou que veiculam anúncios na rede social. Ao acessá-la, exibe informações como a data de criação da conta, localização, possíveis nomes utilizados anteriormente e páginas com seguidores compartilhados.

Esses dados são importantes para auxiliar na identificação dos perfis: contas falsas geralmente possuem data de criação recente e podem ter alterado o nome em outras ocasiões. Para encontrar a opção, entre em um perfil com muitos seguidores clique no ícone com três pontos, localizado no canto superior direito. Em seguida, selecione "Sobre esta conta".

2. Selo de verificação

Ícone ao lado do nome sinaliza uma conta verdadeira (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Outro recurso popular para contas de conhecimento público é o selo de verificação. Perfis com esse ícone ao lado do nome de usuário são considerados autênticos pela própria rede social. Portanto, ao deparar-se com uma conta com o nome de uma pessoa ou instituição famosa, a presença desse selo pode ajudar a confirmar se é verdadeira ou não.

3. Movimentação incomum no perfil

Atente-se para perfis pouco movimentados (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Alguns padrões de comportamento podem indicar a presença de uma conta falsa no Instagram. O número de seguidores e de contas seguidas é um deles: poucos seguidores e muitas contas seguidas podem ser um sinal suspeito, assim como um baixo número de contas seguidas e a seguir, sem foto de perfil, também podem servir como indicadores.

Outros sinais podem ser notados visualizando as publicações. É comum que perfis falsos tenham poucas postagens, enquanto as que existem são recentes e disparadas em um curto intervalo de tempo. Dentro de cada foto, note se há um uso excessivo de hashtags ou a presença de comentários padronizados - essas atitudes também são comuns entre fakes.

4. Foto de perfil e nome de usuário

Cuidado com fotos repetidas (Foto: Reprodução/André Magalhães)

Em alguns casos, a própria identificação do perfil pode indicar um fake. Preste atenção na foto usada: é comum que fakes utilizem fotos genéricas, repetidas ou com algum tipo de anúncio inserido. O nome de perfil pode apresentar tendências genéricas, como um nome apelativo ou repleto de números e códigos.

Encontrei um perfil fake: o que fazer?

De acordo com os termos de uso do Instagram, um usuário "não pode se passar por outras pessoas ou fornecer informações imprecisas". Dessa forma, é possível denunciar esses tipos de perfis por violarem regras da comunidade. Para isso, clique no ícone de três pontos em um perfil e selecione "Denunciar". Em seguida, siga os passos propostos pela rede social.

Caso você seja uma pessoa de importância pública e tenha notado a existência de uma conta fingindo sua identidade, o Instagram permite o preenchimento de um formulário, que pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: Fonte: Mashable, Instagram

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.