Publicidade

Como ganhar curtidas no Facebook

Por| Editado por Bruno Salutes | 16 de Março de 2022 às 19h00

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Facebook

Saber como ganhar curtidas no Facebook pode ser algo extremamente crucial, especialmente se você quer tornar seu conteúdo mais relevante, popular ou simplesmente quer aproximar sua marca do público.

Hoje em dia, muitos possuem dificuldade em conseguir gerar tráfego e ganhar público novo ao mesmo tempo que mantém fiel o antigo. Tudo isso pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não se preocupe.

O Canaltech separou 10 dicas extremamente úteis de coisas que você pode fazer que vão ajudar você a aumentar o número de seguidores da sua marca na rede social, mas sem perder o foco e a qualidade no conteúdo. Confira abaixo mais detalhes!

Continua após a publicidade

1. Tenha uma estratégia de marketing para o Facebook

Antes de tomar qualquer atitude e colocar a mão na massa, você precisa de um excelente planejamento. Uma estratégia bem estruturada e bem definida ajudará você a entender quem é o seu público-alvo, qual a relação dele com a marca, além de saber como atingir mais pessoas com gostos similares.

Por isso, gaste o tempo que for necessário para planejar posts, interações ou ações de marketing. Pesquise a concorrência para identificar técnicas que podem ser úteis mas, principalmente, defina suas metas. Querer apenas “mais curtidas” não é a melhor estratégia a ser seguida, tenha em mente o que você quer ao conseguir mais seguidores.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

2. Crie uma página que seja fácil de encontrar

Se você possui uma loja, seria interessante que a sua página do Facebook fosse facilmente encontrada com uma busca. Isso pode ser alcançável utilizando a mesma logo, adicionando endereço, adicionando os links das suas redes sociais no seu site e muito mais — tudo que faça o consumidor identificar que aquela é a página certa.

Tem uma loja física? Incentive os consumidores a seguirem o perfil nas redes sociais para verem novidades, descontos e promoções. Coloque as redes sociais em cartões de visita ou coloque QR Codes disponíveis pelo estabelecimento.

3. Crie conteúdos relevantes e de qualidade

Continua após a publicidade

Além disso, uma excelente estratégia de marketing digital no Facebook é criar conteúdos relevantes e de qualidade para o público. Para isso, não hesite em postar foto ou vídeo, sempre dando aos seus seguidores o que eles querem.

Com conteúdos assim, provavelmente, cada vez mais outras pessoas vão ver as publicações e se interessar por eles. E não se engane, isso pode fazer com que o número de curtidas aumente.

4. Promova suas publicações

Anúncios pagos podem ter um impacto extremamente significativo para ajudar a sua página a crescer. Com eles, você pode gerenciar o tipo de público, idade ou até mesmo diferentes cidades, criando anúncios mais específicos e direcionados para o seu público alvo.

Continua após a publicidade

Infelizmente ganhar curtidas orgânicas é bem mais difícil que investir algum dinheiro em uma estratégia que atraia mais olhares para o seu negócio. Por isso, a intenção é destinar um montante justo, sem gastos exorbitantes, mas com a garantia de um retorno que vai trazer mais pessoas engajadas, não só números.

5. Poste de forma constante e na hora certa

Poste de forma constante e com qualidade; assim, o Facebook poderá colocar sua marca em mais evidência para os seguidores no Feed de notícias. Alinhado à estratégia de planejamento, crie um cronograma de posts e siga-o. Use ferramentas para programar posts, se necessário, mas mantenha a produção de conteúdo constante.

Continua após a publicidade

Além disso, outra coisa que você deve fazer é postar no momento certo. Por isso, faça testes e descubra quais horários funcionam melhor para o seu público. Assim, você garante que mais pessoas vão ver e interagir com seus conteúdos.

6. Faça parcerias e interaja com outras marcas

O Facebook é uma rede social, então, por que não socializar com outras marcas e influenciadores que sejam relevantes para o seu nicho? Mas faça isso sem que eles sejam concorrentes diretos, ou, mesmo que sejam, crie uma interação que não seja forçada.

Isso pode chamar a atenção dos consumidores e pode melhorar a sua relação com eles. Se outras páginas marcam a sua, há a chance de que uma pessoa que curtiu uma, poderá também curtir a outra.

Continua após a publicidade

7. Trabalhe o seu branding

Mais do que criar cronogramas, posts, interações, as pessoas precisam lembrar da sua marca; e isso chama-se branding. Por isso, invista tempo e dinheiro para gerenciar a sua marca, e tenha em mente que as suas atitudes podem determinar o que acontecerá com ela ao longo do tempo.

Para isso, lembre-se de manter os clientes que já estão com você (fidelize-os) e traga sempre novidades. Isso irá atrair mais público e gerará engajamento. E lembre-se de interagir com os seguidores, para que eles se sintam mais próximos da sua marca.

8. Use o algoritmo do Facebook ao seu favor

Continua após a publicidade

Entender o algoritmo do Facebook é a chave para aumentar sua presença na rede social. Isso inclui muito do que já foi dito acima, como criar posts de qualidade, mas que não façam spam ou sejam excessivamente promocionais.

Além disso, não deixe de usar as outras ferramentas da plataforma, como Stories, Reels, grupos, eventos e transmissões ao vivo. O algoritmo prioriza eventos ao vivo, e isso faz com que mais pessoas conheçam a sua marca de forma orgânica.

9. Use o Facebook Insights

Analisar os Insights do Facebook pode te ajudar a identificar quem são os seus fãs, o que ajudará a direcionar melhor as postagens no futuro. Com ela, você também poderá identificar quais ações deram certo e usá-las para criar mais ações similares.

Continua após a publicidade

É muito importante aprender com os erros, replicando o que deu certo e não repetindo o que deu errado. Assim, você terá em mãos as principais maneiras de atingir seu público da forma certa e, por que não, conseguir mais curtidas no Facebook.

10. Comprar seguidores não é uma boa estratégia

Pode até parecer tentador, mas comprar seguidores ou curtidas não é uma excelente estratégia. De nada adianta você ter um número alto de seguidores, se eles não interagem, não curtem ou compartilham.

Continua após a publicidade

Como as redes sociais são úteis para socialização, ter apenas números não é o ideal. Crie uma comunidade que seja fiel e engajada, mesmo que menor. E não se engane, o próprio Facebook vai entender isso e começar a exibir a sua página para mais pessoas, e assim você conseguirá ainda mais likes.

A partir de agora você tem em mãos 10 dicas que vão te ajudar a ganhar curtidas no Facebook.