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Como fazer sorteio no Instagram | Guia Prático e Apps

Por| Editado por Bruno Salutes | 17 de Janeiro de 2022 às 10h05

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Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

Saber como fazer sorteio no Instagram pode ser algo crucial para você que quer conseguir mais visibilidade para a sua marca usando as redes sociais. Mas, antes mesmo de começar a pensar nisso, é importante saber os prós e contras, além de seguir alguns passos importantes para que sua campanha atinja os resultados esperados. Confira abaixo mais detalhes!

Prós e contras de fazer um sorteio no Instagram

O principal ponto positivo de fazer um sorteio no Instagram é justamente divulgar a sua marca, mas existem outros. Com uma boa estratégia e conhecendo seu público-alvo, é possível atrair mais seguidores e possíveis clientes.

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Usando o engajamento da própria rede social, você pode fazer com que uma empresa que era pouco conhecida, se torne mais relevante. Além disso, a plataforma pode aproximar ainda mais você dos seus clientes. Quanto maior o engajamento, maior será a relevância da página para os seguidores.

Apesar dos inúmeros pontos positivos, há alguns pontos negativos que não podem ser descartados da análise. Embora o aumento de seguidores possa parecer muito bom, existe uma chance deles não serem o público-alvo da sua marca — e isso não é bom.

Ganhar muitos seguidores em pouco tempo pode também atrapalhar seus indicadores. Se a maioria veio só pelo sorteio e está indo embora, você está perdendo engajamento — e aí a estratégia vai na contramão, já que o Instagram pode deixar de exibir seu conteúdo para outros seguidores.

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E perder engajamento significa que você está impactando o público que já era fiel antes. Conquistar novos consumidores é crucial para o crescimento, mas fidelizar quem já está ali é tão importante quanto.

Agora que você sabe os prós e os contras, vamos aos passos para você começar a fazer sorteios no Instagram!

1. Conheça sobre a legislação envolvendo sorteios

Nem todos sabem, mas existe uma regulamentação envolvendo sorteios no Brasil. Por isso, se você é dono de uma empresa ou marca e quer que seu sorteio (com intuito comercial) seja feito dentro da lei, tenha em mente que é necessário solicitar uma autorização prévia do Governo Federal — em específico, do Ministério da Economia.

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Apesar disso, essa solicitação é mais simples do que aparenta. Basta que você pague a taxa de fiscalização através do site do Tesouro Nacional e faça a solicitação de sorteio através do Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC). Será necessário anexar o comprovante de pagamento da taxa junto com outros documentos.

Infelizmente, o prazo para a aprovação do sorteio pode demorar um pouco — de 40 até 120 dias. Quanto aos valores da taxa, eles podem variar de acordo com o preço do prêmio. O descumprimento dessas normas pode implicar em punições legais, como não poder distribuir prêmios por dois anos e cobrança de multa.

2. Tenha um objetivo em mente

Fazer sorteio no Instagram somente por fazer, não é algo interessante, especialmente porque, como descrito na seção anterior, existem custos e burocracias envolvidas. Geralmente, sorteios têm como objetivo aumentar seguidores, engajamento, tráfego de sites, ou simplesmente promover um produto ou serviço. Sabendo disso, fica muito mais fácil estabelecer quais estratégias você vai seguir ao longo da campanha.

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3. Decida qual o prêmio

Conhecer o seu público e, especialmente, o novo público que quer atrair com a campanha, é extremamente crucial. Por isso, é interessante que todo o prêmio de um sorteio seja condizente com sua marca e com as pessoas que interagem com ela. A melhor aposta, então, é fazer sorteios dos seus próprios produtos ou serviços.

4. Crie regras consistentes

Além dos itens anteriores, você precisa estabelecer regras consistentes para o sorteio. Desta maneira, é possível saber quando ele vai começar, quando vai terminar, quais os pré-requisitos o ganhador tem que cumprir, e quantos vão ser os vencedores.

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Peça para que, quem quer participar da promoção, siga seu perfil, dê like na postagem, marque amigos nos comentários, responda uma pergunta — enfim, as opções são vastas, escolha as que forem mais convenientes para a sua marca.

5. Faça uma ampla divulgação

Ao criar um sorteio, não faça o anúncio logo de cara. Prepare o terreno para que os seguidores saibam que algo interessante está por vir. Faça artes de divulgação chamativas e compartilhe-as antes e durante o período do sorteio. Assim, você demonstra claramente as suas intenções e quais as regras para participar.

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Use a função Instagram Insights para saber em quais horários seus seguidores acessam com mais frequência a rede social. Dessa maneira, você pode garantir mais visualizações e, quem sabe, mais adeptos.

6. Escolha uma ferramenta para fazer o sorteio

Atualmente, existem várias ferramentas disponíveis para fazer sorteio no Instagram. As mais famosas são:

  1. Sorteio.com (antigo SorteioGram);
  2. Wishpond;
  3. Sorteador;
  4. App Sorteos;
  5. Heyo;
  6. ShortStack.
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Basta escolher uma, incluir o link da campanha, configurar as regras que você criou e pronto!

7. Anuncie os vencedores

Depois de conhecer o vencedor do sorteio, confirme se ele seguiu corretamente as regras estabelecidas. Lembre-se de divulgar o resultado do sorteio abertamente na rede social para que as pessoas tenham confiança em relação à ele e participem dos próximos que você vir a realizar no futuro.

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Além disso, é importante fazer uma análise do sorteio, para saber o que deu certo e repetir, e o que deu errado. Cuide bem dos novos seguidores que ganhou com a campanha, e tente retê-los — infelizmente, após determinados sorteios, alguns seguidores acabam evandindo da página.

A partir de agora você tem diversas informações sobre como fazer sorteio no Instagram.

Fonte: Ministério da Economia