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Como funciona o algoritmo da página "Para Você" no TikTok?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2023 às 12h00

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Divulgação/TikTok
Divulgação/TikTok
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O TikTok ficou mundialmente conhecido graças ao funcionamento do algoritmo da página "Para Você". Esta tecnologia consegue entregar vídeos curtos para o usuário com base nos gostos e hábitos de consumo.

Além disso, o feed "Para Você" é parte fundamental da descoberta dos conteúdos, já que ali é possível encontrar criadores desconhecidos ou em ascensão. Esse fluxo de vídeos tende a alimentar um mecanismo de visualização infinito, pois sempre há algum assunto relacionado a vídeos já assistidos.

É importante ressaltar que o feed de cada indivíduo é sempre único e personalizado, ainda que as pessoas vejam os mesmos vídeos de destaque eventualmente. Você tem uma ideia de como a página "Para Você" funciona? Este artigo vai explicar o funcionamento e importância para da guia para o TikTok.

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Para você: algoritmo de recomendação do TikTok

A página "Para Você" é alimentada por um sistema de recomendação avançado, que detecta seu gosto a partir da interação com conteúdos. Se você é seguidor do Canaltech no TikTok ou assiste a muitos vídeos sobre tecnologia, é provável que a sua guia exiba conteúdos sobre inovação, celulares, gadgets e aplicativos.

Quando alguém vê um vídeo até o final, está enviando uma mensagem ao algoritmo do TikTok com a seguinte mensagem: "Gostei disso, mande mais". Esta é a principal métrica do serviço, mas não é a única. Confira fatores que influenciam na página "Para Você":

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  1. Assistir um vídeo até o final e/ou repeti-lo várias vezes;
  2. Pesquisar sobre um assunto na ferramenta de busca;
  3. Seguir uma conta;
  4. Curtir ou comentar em um vídeo;
  5. Compartilhar ou enviar o conteúdo para alguém;
  6. Levar mais que três segundos para rolar a tela.

Esses são as principais maneiras de interação, mas também não são as únicas. Como toda rede social, o TikTok possui indicadores para definir se você realmente gostou algo ou se está apenas tentando manipular o algoritmo.

Fatores que impactam no algoritmo

Além das ações gerais listadas acima, a ferramenta também identifica outras questões igualmente importantes, embora menores em um critério de relevância. Se você segue uma hashtag, pode receber mais conteúdos que a utilizem, mesmo se o vídeo for sobre um assunto totalmente aleatório.

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Isso vale para músicas e para conteúdos de legendas — se a pessoa costuma curtir legendas de vídeos com uma palavra como maquiagem, outros vídeos sobre makes devem surgir. Este fator explica a enxurrada de vídeos usando músicas em alta no momento: se você escuta muito uma canção, tende a receber todo tipo de conteúdo que a utilize, inclusive os que estão fora das suas preferências.

Há impacto também das configurações do dispositivo e da conta no algoritmo. Quem está no Brasil tende a receber mais conteúdos de criadores locais. Porém, se a pessoa tem boa interação com conteúdos em inglês, mesmo com sua preferência em português ativada, ela também poderá visualizar conteúdo estrangeiro eventualmente.

É importante destacar que tudo isso mencionado compõe uma espécie de ranking de pontuação para cada usuário. Esse somatório é feito em questões de milissegundos para cada vídeo e orientam o algoritmo do TikTok a saber quando mostrar um vídeo na página "Para Você".

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Como manipular o "Para você"?

Um usuário comum consegue direcionar os conteúdos exibidos pelo TikTok no feed personalizado ao evitar determinados conteúdos. Para fazer isso, você deve:

  1. Pular imediatamente um vídeo indesejado assim que surgir na tela;
  2. Não curtir, comentar nem compartilhar o conteúdo;
  3. Pressionar a opção "Não interessado" — toque e segure na tela para ver;
  4. Pesquisar por assuntos do seu interesse e visualizar estes vídeos.

Apesar de não ser garantido que os vídeos indesejados vão sumir, essa estratégia costuma dar bom resultado na diminuição de conteúdos indesejados. A rede social planeja introduzir um botão para resetar a página "Para Você", o que faria uma limpa no algoritmo de recomendação, mas isso ainda não foi implementado.

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Recentemente, o TikTok foi acusado de ter uma espécie de botão secreto para promover determinado tipo de conteúdo no feed dos usuários. Na prática, isso significaria que a plataforma consegue determinar o que cada pessoa vai visualizar, gerando tendências de maneira artificial e favorecendo conteúdos de interesse do serviço, como manipular a opinião pública ou incentivar debates.

Um porta-voz do TikTok chegou a confirmar que a empresa promove vídeos para ajudar na diversificação da experiência de conteúdo. O recurso seria usado também para apresentar celebridades e incentivar criadores emergentes a se fortalecer junto à comunidade. Não há, contudo, nenhuma menção ao uso irregular do recurso, seja para uso pessoal, seja para ajudar empresas ou governos.