Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona a confirmação de identidade no Facebook | Guia Prático

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Agosto de 2022 às 08h00

Link copiado!

Szabo Viktor/Unsplash. Montagem: Canaltech
Szabo Viktor/Unsplash. Montagem: Canaltech
Tudo sobre Facebook

Se você utiliza a rede social com frequência, possivelmente já se perguntou como funciona a confirmação de identidade Facebook. Esse é um procedimento de segurança e, por isso, pode ser exigido pela plataforma em diferentes ocasiões.

Caso você perca acesso à sua conta ou seja necessário confirmar seu nome no Facebook, essa será uma das etapas no processo. Lojas que possuem finalização de compras na própria rede social ou no Instagram também entram na lista. A medida de segurança ainda aparece quando o usuário quer veicular anúncios sobre temas sociais, eleições ou política.

Em geral, é exigido que o usuário envie um documento de identificação, o que é feito via formulário. A rede social recomenda que, no processo, não sejam incluídos documentos não solicitados. Ainda que o usuário tenha boas intenções ao fazê-lo, isso pode prolongar o tempo de análise.

Continua após a publicidade

Quais documentos são aceitos na confirmação de identidade

Ao preencher o formulário, é preferível que o usuário inclua um documento de identificação oficial. Caso o comprovante não conste o seu nome verdadeiro ou, por algum motivo, você já não tenha acesso a ele, é possível enviar outros documentos. De qualquer forma, ele deve conter nome e data de nascimento e/ou uma foto.

A título de exemplo, são aceitos o RG; o passaporte; a CNH e a certidão de nascimento. Quando recorrer aos documentos não oficiais, o usuário poderá enviar dois arquivos, como carteira de estudante; cartão de biblioteca; cartão de refugiado; diploma; cartão de fidelidade; e confirmação de vínculo empregatício.

Como confirmar a identidade no Facebook

Continua após a publicidade

1. Para confirmar a identidade no Facebook (Android l iOS l Web), acesse o menu "Configurações". Na aba “Informações pessoais e da conta”, clique em “Confirmação de identidade”;

2. Avance e, depois, escolha entre “Veiculação de anúncios…” e “Proteja sua conta”. Configure a autenticação em duas etapas, se necessário e, por fim, faça upload dos documentos.

Continua após a publicidade

Outra forma de confirmar a identidade no Facebook é através do formulário pelo site. Nesse caso, use o botão “Escolher arquivos” no final da página. Antes de fazer o upload, verifique se as imagens estão em JPEG. Informe o e-mail ou número de contato e toque em “Enviar”.

Há também como realizar o procedimento pelo Gerenciador de Comércio. Nesse caso, é preciso acessar o menu “Configurações” e, depois, selecionar o tipo de anúncio que você deseja veicular. Feito isso, basta seguir as instruções para enviar os documentos necessários.

O que acontece com o documento enviado

Usuários mais cautelosos se questionam sobre o que o Facebook faz com os documentos após a confirmação de identidade. Depois do envio, o arquivo é criptografado e armazenado no banco de dados da plataforma. O documento, aliás, não será divulgado em seu perfil ou em outro espaço da rede social.

Continua após a publicidade

Para garantir a veracidade do comprovante, são realizadas análises manuais e automatizadas. O Facebook ainda levanta a possibilidade de fazer parcerias com terceiros para confirmar a identidade dos usuários no processo. O arquivo é armazenado por até um ano, mas o usuário pode alterar esse prazo nas configurações de confirmação de identidade.

Isso muda quando o usuário deseja autorização para veicular anúncios que envolvem temas sociais, eleições ou políticas. Nesse caso, o tempo de armazenamento pode superar um ano — o que, segundo o Facebook, é feito por motivos jurídicos.