Como fazer uma live em dupla no TikTok

Como fazer uma live em dupla no TikTok

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 19 de Outubro de 2021 às 19h00
Divulgação/TikTok

O TikTok (Android | iOS | Web) é um aplicativo para compartilhar vídeos divertidos entre usuários, que por sua vez podem enviar conteúdos pré-gravados ou iniciar uma transmissão ao vivo com outra pessoa. Dessa forma, você pode se aproximar dos seus seguidores e aumentar o engajamento.

Iniciar uma live em dupla no TikTok é bem simples. E é o que vamos ensinar a seguir.

Lives em dupla no TikTok

Embora o recurso de transmissões ao vivo já esteja presente no TikTok há um bom tempo, a possibilidade de dividir o vídeo com um amigo ou seguidor ainda depende de alguns requisitos mínimos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O primeiro deles, e que curiosamente não é informado pelo TikTok, é que apenas contas com pelo menos 5 mil seguidores podem utilizar a função de live em dupla. Portanto, não é todo mundo que vai conseguir fazer uma transmissão em tempo real.

Inclusive, lives individuais só estão disponíveis para perfis que tenham, no mínimo, 1 mil seguidores — salvas algumas exceções em que a conta atinge 500 seguidores.

Vale destacar que o Instagram, que há meses concentra boa parte de seus esforços para bater de frente com o TikTok, não impõe nenhuma restrição quanto ao recurso de lives. Ou seja, qualquer usuário, independentemente do número de seguidores, pode abrir a câmera e fazer uma transmissão ao vivo a qualquer momento.

Como fazer uma live em dupla no TikTok

Certifique-se que sua conta no TikTok atenda os requisitos mínimos citados acima e siga as instruções abaixo.

Passo 1: abra o TikTok e, na página inicial, toque no botão de “+”, na parte inferior central da tela.

Selecione o botão de criação na parte inferior da tela para acessar a opção de lives no TikTok (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: ainda na parte inferior, arraste para a direita e vá na opção “LIVE”.

Arraste com o dedo para o lado e toque na opção para iniciar uma transmissão ao vivo (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: você pode adicionar uma capa, legenda e tópico (assunto) à sua transmissão usando as opções no topo da tela.

Aqui é opcional, mas você pode acrescentar um título e o assunto do que você e seu convidado irão falar na live (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: selecione “Iniciar LIVE”, para começar a live.

Com tudo definido, agora é só começar a transmitir ao vivo para o TikTok (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: com a live em andamento, toque no símbolo do infinito (“∞”). A posição do ícone pode variar na direita ou esquerda, dependendo da versão do sistema operacional do seu celular.

Fique atento, pois a posição pode mudar de acordo com a versão do Android ou iOS (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: selecione "Adicionar host".

O TikTok tem duas opções para lives conjuntas. Como vamos usar apenas uma pessoa, selecione o primeiro card (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: você verá uma lista com outros usuários do TikTok, incluindo seus amigos e sugestões feitas pela própria rede social.

Encontre a pessoa que você quer chamar para sua live e, ao lado do nome, toque em “Convidar”.

A lista destaca amigos do TikTok que já estejam fazendo uma live, além de sugestões do próprio aplicativo (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 8: a pessoa do outro lado terá 20 segundos para aceitar o convite. Quando isso acontecer, ela entrará na live, dando início à transmissão em dupla.

Um cronômetro de 20 segundos será exibido em cima da foto da pessoa convidada para a Live. Se o convite não for aceito nesse tempo, o TikTok automaticamente abre a lista de contatos para você selecionar uma nova dupla (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 9: ao final da transmissão, o TikTok exibe um resumo com algumas estatísticas da live, incluindo quantas pessoas assistiram, novos seguidores, entre outras informações.

As lives do TikTok ficam salvas por um período de três meses (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

E pronto! Você agora aprendeu como fazer uma live em dupla no TikTok. É verdade que essa limitação causada pelo número mínimo de seguidores pode atrapalhar a produção de conteúdo de muita gente. Mas não duvido ser uma questão de tempo até que o TikTok derrube tantos requisitos e amplie o alcance da função para mais pessoas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.